Inserção dos Turismólogos Brasileiros no Mercado de Trabalho

Autores

  • Luana Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciana holanda Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Rodrigues Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i3p506-524

Palavras-chave:

Bacharéis em turismo, Mercado de trabalho, Absorção, Brasil

Resumo

Pela elevada capacidade de gerar empregos, o turismo esteve sempre presente no discurso governamental como vetor de desenvolvimento econômico no país. Entretanto, apesar da crescente demanda turística e do consequente incentivo aos programas de formação profissional para a atividade turística, os turismólogos enfrentam dificuldades em inserir-se no mercado de trabalho. O desequilíbrio entre oferta e demanda de mão de obra qualificada, o desconhecimento dos empregadores sobre em que consiste um curso superior em turismo e a formação superior desalinhada com as necessidades das empresas turísticas são alguns dos problemas que marcam o cenário do turismo no Brasil. Diante dessa problemática, o presente estudo investigou a inserção dos turismólogos formados no Brasil no mercado de trabalho por meio de uma survey on-line com 322 respondentes de diversas regiões do país. Os respondentes, predominantemente, do gênero feminino, com idade entre 20 e 30 anos, nível de graduação e domínio de inglês ou espanhol, atuam, principalmente, na docência e agenciamento de viagens e recebem uma remuneração mensal de um a três salários mínimos. Os pesquisados qualificam o curso superior de turismo como importante ou muito importante para a prática profissional e se consideram satisfeitos ou pouco satisfeitos com sua atuação no mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Luciana holanda, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do curso de graduação em Turismo e de mestrado em Hotelaria e Turismo na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

  • Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui pós-doutorado em Estágio Pós-Doutoral pela Breda University of Applied Sciences, Breda, Brabante
    do Norte, Holanda. Professor do curso de graduação em Turismo e de mestrado em Hotelaria em Turismo
    na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación. (2005). Libro blanco: Título de grado en turismo. Madrid, España: Aneca.

Ansarah, M. G. R. (1995). Educação e formação do bacharel em Turismo. Turismo em Análise, 6(1), 43-64.

Ansarah, M. G. R. (2002). Formação e capacitação do profissional em Turismo e hotelaria: Reflexões e cadastro das instituições educacionais no Brasil. São Paulo, SP: Aleph.

Arbache, J. S. (2001). O mercado de trabalho na atividade econômica do turismo no Brasil. Brasília, DF: UnB.

Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo. (2013). ABBTUR luta pelo turismólogo no código brasileiro de ocupações – CBO. Rio de Janeiro, RJ: ABBTUR. Recuperado de https://bit.ly/2Y829Rh

Barretto, M., Tamanini, E., & Silva, M. I. P. (2004). Discutindo o ensino universitário de Turismo. Campinas, SP: Papirus.

Busby, G. (2008). Experiência de trabalho e vínculos com a indústria. In D. Airey & J. Tribe (Orgs.), Educação internacional em Turismo (pp. 135-156). São Paulo, SP: Senac.

Carvalho, M. A. (2008). Os números do ensino superior em turismo e hospitalidade no Brasil: 2001 a 2006. In Anais do 5º Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2008, Belo Horizonte, MG. São Paulo: Anptur.

Coelho, M. H. P. (2011). Ocupação do setor de turismo no Brasil: Análise da ocupação nas principais ACTS nos estados, regiões e Brasil. Brasília, DF: Ipea. Recuperado de https://bit.ly/2yb0DhN

Coelho, M. H. P., & Sakowski, P. A. M. (2014). Perfil da mão de obra do turismo no Brasil nas atividades características do turismo e em ocupações. Brasília, DF: Ipea. Recuperado de https://bit.ly/2K0Efx4

Costa, J. H. (2008). Políticas públicas, turismo e emprego no litoral potiguar. Caderno Virtual de Turismo, 8(2), 115-129.

Cunha, L. (1997). Economia e política do turismo. Lisboa, Portugal: McGraw-Hill.

Fonseca, M. A. P., & Petit, A. (2002). Turismo e trabalho em áreas periféricas. Scripta Nova, Revista Eletrónica de Geografia y Ciencias Sociales, 6(119), 128.

Fornari, I. S. (2006). Educação superior em turismo: o profissional de turismo frente às competências exigidas pelo mercado de trabalho do setor hoteleiro em Natal. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2012). Economia do turismo: Uma perspectiva macroeconômica 2003-2009. Rio de Janeiro, RJ: IBGE.

Kong, A. P. (2015). The dilemma facing higher education and industry in tourism and hospitality. SpringerPlus, 4(suppl 2), 2.

Ladkin, A. (2008). Carreiras profissionais e emprego. In D. Airey & J. Tribe (Orgs.), Educação Internacional em Turismo (pp. 589-608). São Paulo, SP: Senac.

Leal, S. R., Panosso Netto, A., & Trigo, L. G. G. (2012). Tourism education and research in Brazil. In G. Lohmann & D. Dredge (Orgs.), Tourism in Brazil: Environment, management and segments (pp. 173-188). Abingdon, United Kingdom: Routledge.

Lima, A. V. B., & Silva, S. D. C. M. (2007). Bacharel em turismo: profissional sem formação de mercado ou mercado sem conhecimento da profissão? In Anais do 4º Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2007, São Paulo, SP. São Paulo, SP: Anptur.

Matias, M. (2002). Turismo formação e profissionalização: 30 anos de história. São Paulo, SP: Manole.

Matias, K. C. O., & Costa, M. S. (2010). Políticas públicas para a geração de empregos: considerações sobre o Proger Turismo. Revista Turismo Visão e Ação, 12(1), 73-91.

Mota, K. C. N., & Anjos, F. A. (2012). Educação superior em turismo no Brasil: análise da oferta de cursos superiores no Nordeste brasileiro pelos institutos federais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(1), 48-63.

Oganauskas, D. S. N., Gomes, B. M. A., & Andrukiu, A. M. G. (2012). Bacharelado em Turismo no Brasil: história e contribuições da Universidade Federal do Paraná. Turismo & Sociedade, 5(2), 563-583.

Onzi, L., & Botomé, S. P. (2005). Características do ensino superior de graduação em Turismo: a organização do conhecimento como critério de planejamento da formação profissional. Turismo em Análise, 16(2), 133-156.

Organização Internacional do Trabalho. (2011). Manual para a redução da pobreza por meio do turismo. Genebra, Suíça: OIT. Recuperado de https://bit.ly/2OpElnq

Organização Mundial do Turismo. (1997). Introducción a TEDQUAL: una metodología para la calidad en educación y formación turísticas. Madrid, MD: OMT.

Organização Mundial do Turismo. (2011). International recommendations on tourism statistics 2008. Draft compilation guide. Madrid, España: OMT. Recuperado de https://bit.ly/2Y8ecOv

Paiva, M. G. M. V. (1995). Sociologia do turismo. Campinas, SP: Papirus.

Silveira, C. E., & Medaglia, J. (2010). Reflexões sobre a atuação profissional dos turismólogos e o planejamento do turismo: pesquisa com os egressos dos cursos de Turismo de Curitiba, Paraná, Brasil. Revista Turismo & Sociedade, 3(2), 123-146.

Silveira, C. E., Medaglia, J., & Gândara, J. M. G. (2012). Quatro décadas de ensino superior de turismo no Brasil: dificuldades na formação e consolidação do mercado de trabalho e a ascensão de uma área de estudo como efeito colateral. Revista Turismo Visão e Ação, 14(1), 6-18.

Sogayar, R. L., & Rejowski, M. (2011). Ensino superior em Turismo em busca de novos paradigmas educacionais: problemas, desafios e forças de pressão. Revista Turismo Visão e Ação, 13(3), 282-298.

Tomazoni, E. L. (2007). Educação profissional em turismo: cria-se mercado pela formação? Revista Turismo em Análise, 18(2), 197-219.

Yázigi, E. (2011). Por um novo horizonte profissional do turismólogo. Rosa dos Ventos, 3(3), 424-432.

World Travel & Tourism Council. (2017). Travel & tourism economic impact 2017: Brazil. London, United Kingdom: WTTC.

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Luana; HOLANDA, Luciana; LEAL, Sérgio Rodrigues. Inserção dos Turismólogos Brasileiros no Mercado de Trabalho. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 29, n. 3, p. 506–524, 2019. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v29i3p506-524. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/158363.. Acesso em: 23 nov. 2024.