Potencialidades do geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p1-18Palavras-chave:
Segmentação turística, Segmentação da oferta turística, GeoturismoResumo
O turismo como atividade econômica se apresenta através de segmentos que agregam quem produz, quem distribui e quem consome os serviços em um dado espaço. O Geoturismo surge como uma proposta de um novo segmento, que valoriza os patrimônios natural e cultural por meio de visita e interpretação de atrativos abióticos. Neste sentido, propõe-se a discussão do Geoturismo enquanto segmento turístico sob os auspícios do marco teórico do Ministério do Turismo. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental das expressões “geoturismo” e “segmento turístico” em produções científicas e técnicas nas plataformas Google Scholar, Scopus e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados demonstram que não há um consenso entre estudiosos sobre a classificação do Geoturismo como segmento turístico, mas os pressupostos do MTUR dão subsídios para que seja reconhecido e priorizado nas políticas públicas de regionalização e sustentabilidade no futuro. Recomenda-se a construção de uma rede integrada de oferta e demanda geoturística, em níveis local, regional e nacional, para que a modalidade seja elencada e validada como segmento turístico.
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