Os impactos do coronavírus nos pequenos negócios de turismo no Brasil: uma análise a partir dos dados do Sebrae
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i1p79-99Palavras-chave:
Gestão em turismo, Economia e turismo, COVID-19Resumo
O turismo é um setor altamente vulnerável às crises externas e dependente de políticas públicas. Desde março de 2020, com a declaração pela Organização Mundial da Saúde do estado de pandemia do COVID-19, o setor enfrenta uma severa crise econômica. Apesar das ações de suporte anunciadas pelos governos, o cenário ainda é muito negativo. O Sebrae tem monitorado os impactos do coronavírus nos pequenos negócios, que representam mais de 94% da cadeia produtiva do turismo no Brasil. A partir dos dados secundários oriundos da pesquisa on-line realizada pela instituição, este artigo apresenta, analisa e propõe uma reflexão crítica sobre os principais resultados registrados em doze variáveis. Nos sete meses avaliados, observou-se uma lenta recuperação dos pequenos negócios de turismo, notada pela alta quantidade de estabelecimentos ainda fechados, o que resultou em demissões; pela grande busca por empréstimos; e pelo alto número de empresas inadimplentes. Para reverter este quadro, para além das medidas genéricas em curso, são necessárias políticas públicas específicas para o setor.
Downloads
Referências
Agência Brasil (2021). Variante do Coronavírus faz países suspenderem voos com o Brasil. Recuperado a partir de https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/variante-do-coronavirus-faz-paises-suspenderem-voos-com-o-brasil
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Paris: Presses Universitaires de France.
Bardin, L. (2011). Análise de Discurso. Lisboa: Edições 70.
Beni, M. C. (2020). Turismo e COVID-19: Algumas Reflexões. Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade. 2020, 12 (3 - Especial Covid-19). doi: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v12i3a02
Bartik, A. W, Bertrand, M., Cullen, Z., Glaeser, E. L., Luca, M. & Stanton, C. (2020). The impact of COVID-19 on small business outcomes and expectations. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS). doi: https://doi.org/10.1073/pnas.2006991117
Castro, L. S. & Almeida, E. (2019). Desastres e Desempenho Econômico: Avaliação do Rompimento da Barragem de Mariana. Geosul, v. 34, n. 70, p. 406-429. doi: http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2019v34n70p406
Costa, J. C. X. (2016). Autonomia dos entes federativos. Importância da autonomia e suas implicações administrativas e tributárias. Recuperado a partir de https://jus.com.br/artigos/51884/autonomia-dos-entes-federativos
Costa, H. A. (2005). Análise das Relações de Rede e do Perfil da Competitividade Turística: Estudo comparativo entre São Francisco do Sul e Laguna - SC. (Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Itajaí, Mestrado em Turismo e Hotelaria). Recuperado a partir de http://siaibib01.univali.br/pdf/Helena%20Costa.pdf
Costa, H. A. & Nascimento, E. P. (2010). Motivações para Empreender no Turismo: Um estudo sobre micro e pequenas empresas na costa norte (CE, MA, PI). Turismo - Visão e Ação. v.12. n.3 2010. doi: https://doi.org/10.14210/rtva.v12n3.p314-330.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas & Ministério do Turismo (2018). Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil -2018. Recuperado a partir de http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda-tur%C3%ADstica-internacional.html
Fundação Getúlio Vargas. (2020). Impactos Econômicos do COVID-19. Propostas para o Turismo Brasileiro. Recuperado a partir de https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compressed_1.pdf
Gonçalves, V. H. & Ferreira, F. C. (2013). A Gestão da Informação e da Comunicação na Gestão da Crise e do Desastre: o caso do turismo. In F. A. S. de ALMEIDA, A. M da SILVA, M. J. B. Franco, P. Q. BRITO, C. C de FREITAS (Eds.), Gestão da Informação, Inovação e Logística (pp. 59-107). Goiânia: Coletânea Luso-Brasileira IV.
Goss, D. (1991). Small Business and Society. London: Routledge.
Gössling, S., Scott, D. & Hall, M. (2020). Pandemics, Tourism, and Global Change: A Rapid Assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, 29:1, 1-20. doi: https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1758708
Hall, C. M. (2001). Planejamento Turístico. Políticas, processos e relacionamentos. Contexto.
Hall, M., Scott, D. & Gössling, S. (2020). Pandemics, Transformations and Tourism: Be Careful What You Wish For. Tourism Geographies, 22:3, 577-598. doi: https://doi.org/10.1080/14616688.2020.1759131
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2012). Economia do Turismo Uma Perspectiva Macroeconômica 2003-2009. IBGE: Rio de Janeiro. Recuperado a partir de http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/images/pdf/outros_estudos/economia_do_turismo/Estudo_Economia_do_Turismo__Uma_Perspectiva_Macroeconomica_2003_2009.pdf
Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. (2006, 15 dezembro). Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis no 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, da Lei no 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis no 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999. Diário Oficial da União, Brasília.
Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008 (2008, 22 dezembro). Altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, altera as Leis nºs 8.212, de 24 de julho de 1991, 8.213, de 24 de julho de 1991, 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, 8.029, de 12 de abril de 1990, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília.
Lorga, M. A. & Opuszka, P. R. (2013). Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas no Brasil: uma Vertente para novas perspectivas. In XXII Encontro Nacional do CONPEDI/UNICURITIBA (pp. 423-449). Curitiba: FUNJAB.
Lohmann, G., & Panosso Netto, A. (2008). Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. Aleph.
Marcelino, J. S; Rezende, A. & Miyaji, M. (2020). Impactos Iniciais da COVID-19 nas Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná – Brasil. Boletim de Conjuntura, ano II, vol.2, n. 5. doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3779308
Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020 (2020, 01 abril). Institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e dá outras providências.
Ministério do Turismo. (2013). Plano Nacional de Turismo. O Turismo fazendo muito mais pelo Brasil. 2013-2016. Recuperado a partir de http://www.turismo.gov.br/images/pdf/plano_nacional_2013.pdf
Ministério do Turismo. (2018). Plano Nacional de Turismo. 2018-2022. Mais Emprego e Renda para o Brasil. Recuperado a partir de http://www.turismo.gov.br/2015-03-09-13-54-27.html
Naim, M. (2015). O Fim do Poder. Leya.
Oliveira, C. S. de (2020). A COVID-19 e o Impacto Econômico nas Micro e Pequenas Empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 05, Ed. 06, Vol. 10. doi: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/impacto-economico.
Organização Mundial do Turismo. (2020). UNTWO: International Tourism Arrivals Could Fall By 20-30% in 2020. Recuperado a partir de https://webunwto.s3.eu-west-1.amazonaws.com/s3fs-public/2020-03/200327%20-%20COVID-19%20Impact%20Assessment%20EN.pdf.
Organização Mundial do Turismo. (2020). Impact Assessment of the COVID-19 Outbreak on International Tourism. Recuperado a partir de https://www.unwto.org/impact-assessment-of-the-covid-19-outbreak-on-international-tourism.
Organização Mundial do Turismo. (2020). Market Intelligence. UNWTO World Tourism Barometer, Vol. 18, Issue 7. doi: https://doi.org/10.18111/wtobarometereng
Parsons, W. (1996). Crisis management. Career Development International 1 (5), 26-28. doi: https://doi.org/10.1108/13620439610130614
Santos, G. E. O, & Kadota, D. K. (2012). Economia do Turismo. São Paulo: Aleph.
Saravia, E. (2006). Introdução à Teoria da Política Pública. In Saravia, E.; Ferrarezi, E. (Org.). Políticas Públicas. ENAP. Recuperado a partir de https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2914/1/160425_coletanea_pp_v1.pdf
Sebrae. (2014). Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Recuperado a partir de https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro%20e%20pequenas%20empresas.pdf.
Sebrae. (2020). Painel de Empresas. Recuperado a partir de https://datasebrae.com.br/totaldeempresas/
Sebrae. (2020). Plano Estratégico 2020 – 2023 Documento de Referência para os Programas Nacionais.
Sebrae. (2020). Monitoramento Covid-19 Relatórios de Pesquisas Por Segmento Econômico. Recuperado a partir de https://datasebrae.com.br/covid/
Sebrae. (2020). Saiba tudo sobre o PRONAMPE. Recuperado a partir de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-tudo-sobre-o-pronampe,90300604aa332710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Sebrae. (2020). Crédito Assistido. Recuperado a partir de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/obtercredito
Silva, K. de O. da & Anjos, S. J. G. dos. (2015). Micro e Pequenas Empresas no Turismo: Aspectos Teórico-Conceituais. Revista Turismo e Sociedade, v. 8, n. I. doi: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v8i1.36220
Sistema Universidade Aberta do Sus – UNA-SUS. (2020). Organização Mundial de Saúde Declara Pandemia do Novo Coronavírus. Ministério da Saúde. Recuperado a partir de https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus
Teixeira, R.M. & Morrison, A. (2004). Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do Setor Hoteleiro: Processo de Aprendizagem, Competências e Redes de Relacionamento. Revista de Administração Contemporânea, v.8, n.1. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552004000100006
Terence, A. C. F. (2002). Planejamento Estratégico como Ferramenta de Competitividade na Pequena Empresa: Desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia de Produção). doi: 10.11606/D.18.2002.tde-27052004-110812
Vilela, Graziele. (2018). Influências das políticas públicas na competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) da cadeia produtiva do turismo (Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Mestrado Profissional em Turismo). Recuperado a partir de https://repositorio.unb.br/handle/10482/32634.
Zylberstajn, H. (2020). COVID-19: A Potência das Medidas Trabalhistas. Boletim Informações FIPE. Vol. 475. Recuperado a partir de https://downloads.fipe.org.br/publicacoes/bif/bif475a.pdf.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Clévia Guerreiro, Graziele Vilela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.