Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos com base nas avaliações de viagens online
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v32i3p532-553Palavras-chave:
Comportamento do consumidor de turismo, Hospitalidade no turismo, Conteúdo gerado pelo usuário, Gestão de empresas turísticas, Parque temáticoResumo
Este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Com caráter descritivo e exploratório, e abordagem mista qualitativa e quantitativa, por meio da análise de conteúdo, a investigação foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário dentro do site Tripadvisor.com. Em seguida, parte dos dados obtidos foram processados pelos softwares NVivo 12 Pro, para o teste de frequência de palavras, e Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] e NetDraw 2.172, para o método de análise em redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores como ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa na experiência do cliente de parques temáticos. Além disso, verificou-se que as variáveis atrações – brinquedos e shows – e estrutura do parque têm maior índice de centralidade, intimamente ligadas à obtenção da diversão e à construção da satisfação. As reflexões desse estudo podem auxiliar na recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da Covid-19.
Downloads
Referências
AECOM - Architecture, Engineering, Consulting, Operations and Maintenance (2020). Título do item/conteúdo/tema. Recuperado em outubro de 2020 de https://fortune.com/worlds-most-admired-companies/2020/search/?ordering=asc).
Ahmadi, R.H. (1997). Managing Capacity and Flow at Theme Parks. Operations Research, 45, pp. 1-13. https://doi.org/10.1287/opre.45.1.1
Alexander, M., MacLaren, A., O'Gorman, K., & White, C. (2012). Priority queues: Where social justice and equity collide. Tourism Management, 33(4), pp. 875–884. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.09.009
Ali, F., Kim, W. G., Li, J., & Jeon, H. (2018). Make it delightful: customers' experience, satisfaction and loyalty in Malaysian theme parks. Journal of Destination Marketing & Management, In Press, Corrected Proof, Available online 23 June 2016. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2016.05.003
Alnawas, I., & Hemsley-Brown, J. (2019): Examining the key dimensions of customer experience quality in the hotel industry, Journal of Hospitality Marketing & Management, 28:7, pp.833-861. https://doi.org/10.1080/19368623.2019.1568339
Altunel, M. C., & Erkut, B. (2015). Cultural tourism in Istanbul: the mediation effect of tourist experience and satisfaction on the relationship between involvement and recommendation intention. Journal of Destination Marketing & Management, vol.4, n.4 pp. 213–221. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2015.06.003
Bernardino, A. I., & Carneiro, M.J. (2014). Fatores críticos de sucesso dos parques temáticos. Revista Turismo e Desenvolvimento, n.21/22, pp. 177-188. https://doi.org/10.34624/rtd.v3i21/22.12029
Beto Carrero World (2020). A lenda. Recuperado em 19 de outubro de 2020 de https://www.betocarrero.com.br/a-lenda
Bigné, J. E., Andreu, L., & Gnoth, J. (2005). The theme park experience: an analysis of pleasure, arousal and satisfaction. Tourism Management, pp.833-844. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.05.006
Bolaños, I., Ribeiro, R., & Ramos, B.C. (2014). O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística: o caso de uma agência de viagens à medida. Revista Turismo & Desenvolvimento; v. 2, n. 21/22, pp. 13-22. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11371
Chagas, M.M. (2015). Antecedentes do engajamento em boca a boca eletrônico positivo entre turistas. 271 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN.
Dong, P., & Siu, N.Y. (2013). Servicescape elements, customer predispositions and service experience: The case of theme park visitors. Tourism Management, vol. 36, pp. 541- 551. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2012.09.004
Fotiadis, A. K. (2016). Modifying and applying time and cost blocks: The case of E-Da theme park, Kaohsiung, Taiwan. Tourism Management, 54, pp. 34-42. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.10.013
Fotiadis, A., & Stylos, N. (2017). The effects of online social networking on retail consumer dynamics in the attractions industry: The case of ‘E-da’ theme park, Taiwan. Technological Forecasting and Social Change, 124, pp. 283-294. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.06.033
Fortune. World’s most admired companies|Fortune. Recuperado em outubro de 2020 de https://fortune.com/worlds-most-admired-companies/2020/search/?ordering=asc
Freedman, J. L., Levy, A. S., Buchanan, R. W., & Price, J. (1972). Crowding and human aggressiveness. Journal of Experimental Social Psychology, 8(6), pp. 528–548. https://doi.org/10.1016/0022-1031(72)90078-9
Gastal, S., Castrogiovanni, C. (2003). Turismo na pós-modernidade (des) inquietações. Porto Alegre: EDIPUCRS.
Geissler, G. L., & Rucks, C. T. (2011). The overall theme park experience: A visitor satisfaction tracking study. Journal of Vacation Marketing, 17(2), pp.127–138. https://doi.org/10.1177/1356766710392480
Gnoth, J., Bigné, E.J., Andreu, L. (2006). Waiting time effects on the leisure experience and visitor emotions. Advances in Tourism Research, pp. 255–267. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-045040-7.50025-X
Haahti, A., & Yavas, U. (2004). A multi-attribute approach to understanding image of a theme park: The case of SantaPark in Lapland. European Business Review, 16(4), pp. 390-397. https://doi.org/10.1108/09555340410547026
Herzberg, F. (1966). Work and nature of man. Ohio: Cleaneand.
Holbrook, M., & Hirschman, E. (1982). The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, 9(2), pp. 132–140. https://www.jstor.org/stable/2489122
Jensen, J. M. (2007). An empirical investigation of the relationships between hygiene factors, motivators, satisfaction, and response among visitors to zoos and aquaria. Tourism Review International, 11(3), pp. 307 – 316. https://doi.org/10.3727/154427207783948784
Jin, N., Lee, S., & Lee, H. (2015). The effect of experience quality on perceived value, satisfaction, image and behavioral intention of water park patrons: New versus repeat visitors. International Journal of Tourism Research, 17(1), pp. 82–95. https://doi.org/10.1002/jtr.1968
Johns, N., & Gyimothy, S. (2002). Mythologies of a theme park: An icon of modern family life. Journal of Vacation Marketing, v. 8, n. 4, pp. 320-331. https://doi.org/10.1177/135676670200800403
Kao, Y., Huang, L., & Wu, C. (2008). Effects of theatrical elements on experiential quality and loyalty intentions for theme parks. Asia Pacific Journal of Tourism Research, v. 13, n. 2, pp. 163-174. https://doi.org/10.1080/10941660802048480
Liang, Z., & Dong, G. (2011). A study on tourist psychological capacity of theme parks and its influencing factors: A case study of Happy valley in Shenzhen. Human Geography, 26(2), 139, pp.143, 132. DOI: 10.13959/j.issn.1003-2398.2011.02.020
Limberger, P.F. (2015). Gestão do destino turístico: modelo de avaliação da experiência do turista com base nas online travel review. 215f. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú/SC, Brasil.
Limberger, P., Anjos, F., Meira, J, &. Anjos, S. (2014). Satisfaction in hospitality on Tripadvisor.com: an analysis of the correlation between evaluation criteria and overall satisfaction. Tourism & Management Studies, 10(1), pp.59-65. https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/viewFile/648/1156
Limberger, P.F., Boaria, F., & Anjos, S.J.G. (2014) A relação entre a satisfação geral e as variáveis da satisfação na hotelaria em hotéis de excelência. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(3), pp. 435-455. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.803
Ma, J., Gao, J., Scott, N., Ding, P. (2013). Customer delight from theme park experiences: The Antecedents of Delight based on Cognitive Appraisal Theory, Annals of Tourism Research, V. 42, pp. 359-381. https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.02.018
Ma, J., Scott, N., Gao, J., & Ding, P. (2017). Delighted or Satisfied? Positive Emotional Responses Derived from Theme Park Experiences. Journal of Travel & Tourism Marketing, 34:1, pp. 1-19. https://doi.org/10.1080/10548408.2015.1125824
Milman, A., Li, X., Wang,Y., &Yu, Q. (2012).Examining the guest experience in themed amusement parks: Preliminary evidence from China. Journal of Vacation Marketing, 18, pp.313–325. https://doi.org/10.1177/1356766712449374
Milman, A., & Tasci, A. D. (2018). Exploring the experiential and sociodemographic drivers of satisfaction and loyalty in the theme park context. Journal of Destination Marketing & Management, 8, pp. 385–395. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2017.06.005
Milman, A., Tasci, A. D.A., & Wei,W. (2020). Crowded and popular: The two sides of the coin affecting theme-park experience, satisfaction, and loyalty. Journal of Destination Marketing & Management. V. 18. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2020.100468
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1988). A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, vol. 64, n.1, pp.12-40, New York University,Spring. https://www.researchgate.net/profile/Valarie-Zeithaml-2/publication/225083802_SERVQUAL_A_multiple-_Item_Scale_for_measuring_consumer_perceptions_of_service_quality/links/5429a4540cf27e39fa8e6531/SERVQUAL-A-multiple-Item-Scale-for-measuring-consumer-perceptions-of-service-quality.pdf
Pine, II, B. J., & Gilmore, J. H. (1998). Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, 76, (4), 97-105, 1998. https://hbr.org/1998/07/welcome-to-the-experience-economy
Rocha, E.S. (2018). A influência das experiências memoráveis no engajamento dos turistas na mídia social virtual: perspectivas a partir dos parques temáticos Beto Carrero World (SC, Brasil) e Port Aventura World (TNG, Espanha). 310f. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú/SC, Brasil.
Roest, H. P., R., & Koelemeijer, K. (1997). Satisfaction with amusement Parks. Annals of tourism Research. Vol. 24, No.4, pp. 1001-1005. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(97)00041-8
Ryan, C., Shih Shuo, Y., & Huan, T.-C. (2010). Theme parks and a structural equation model of determinants of visitor satisfaction: Janfusan Fancyworld, Taiwan. Journal of Vacation Marketing, 16(3), pp. 185–199. https://doi.org/10.1177/1356766710372245
Secall, R.E. (2001). Nuevo Segmento Emergente de Turismo: los parques temáticos. Cuadernos de Turismo, 7, pp. 35-54. https://revistas.um.es/turismo/article/view/22571
Silva, F.F., & Marques Júnior, S. (2017). Fatores que afetam o encantamento do cliente do turismo de lazer a partir da experiência em parques temáticos. Revista Turismo - Visão e Ação - Eletrônica, Vol. 19, n. 1, pp.103-127. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n1.p103-127
Slatten, T., Krogh, C., & Connolley, S. (2011). Make it memorable: Customer experiences in winter amusement parks. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 5(1), pp. 80–91. https://doi.org/10.1108/17506181111111780
TEA/AECOM (2019). Theme Index and Museum Index: The Global Attractions Attendance Report. Recuperado em julho de 2020 de https://aecom.com/content/wp-content/uploads/2020/07/Theme-Index-2019.pdf
Torres, E, N., Wei, W., Hua, N., & Chen, P. (2019). Customer emotions minute by minute: How guests experience different emotions within the same service environment. International Journal of Hospitality Management. v. 77, pp. 128-138. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.06.021
Tripadvisor.com (2019). Recuperado em outubro de 2019 de https://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice
Tsang, N.K.F., Lee, L.Y.S., Wong, A., & Chong, R. (2012). THEMEQUAL—Adapting the SERVQUAL Scale to Theme Park Services: a case of Hong Kong Disneyland. Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 29, n. 5, pp. 416-429. https://doi.org/10.1080/10548408.2012.691391
Valcic, I., Komsic, J., & Simpson, N.C. (2015). Ivestigating theme park service quality by using modified Themequal model. Tourism in Southern and Eastern Europe, v. 3, pp. 453-466. DOI:10.13140/RG.2.1.3541.9609
Varela, A.A., & López, J.A.P. (2019). Determinantes del éxito del Turismo de parques temáticos. Un estudio comparado: Disneyland París frente a Port Aventura. Revista de Ocio y Turismo (ROTUR), v. 13(2), pp.17-40. https://doi.org/10.17979/rotur.2019.13.2.5427
Walls, A. R., Okumus, F., Wang, Y., & Kwun, D. (2011). An epistemological view of consumer experiences. International Journal of Hospitality Management, v. 30, n. 1, pp. 10-21. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2010.03.008
Wong, K. K. F., & Cheung, P. W. Y. (1999). Strategic theming in theme park marketing. Journal of Vacation Marketing, v. 5, n. 4, pp. 319-332. https://doi.org/10.1177/135676679900500402
Wu, H.C., Li, M.Y., & Li, T. (2018). A study of experiential quality, experiential value, experiential satisfaction, theme park image, and revisit intention. J. Hosp. Tour. Res. 42 (1), pp. 26– 73. https://doi.org/10.1177/1096348014563396
Yoo, K. H., & Gretzel, U. (2016). Use and creation of social media by travellers. Em: Sigala, M., Christou, E., & Gretzel, U. (Eds.). Social media in travel, tourism and hospitality: Theory, practice and cases, pp. 189-206, Abingdon: Routledge.
Yoo, K. H., & Gretzel, U. (2016). Use and creation of social media by travellers. Em: Sigala, M., Christou, E., & Gretzel, U. (Eds.). Social media in travel, tourism and hospitality: Theory, practice and cases, pp. 189-206, Abingdon: Routledge.
Zhang, Y., Su, Q., Li, X., & Hu, X. (2013). Optimizing Theme Park Capacity through Spatial Design: A Case Study of WuhuFantawild Adventure in China. Conference: 18th Annual Graduate Education & Graduate Student Research Conference in Hospitality & Tourism At: Seattle, WA.
Zhang, Y., Li, X, Su, Q., & Hu, X. (2017). Exploring a theme park's tourism carrying capacity: A demand-side Analysis. Tourism Management, 59, pp. 564- 57. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.08.019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabíola Fernandes Silva, Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Sérgio Marques Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.