Uso das Capacidades Dinâmicas – Análise da Presença Online das Agências de Turismo Receptivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p308-327Palavras-chave:
Presença Online, Agências de Turismo Receptivo, Capacidades DinâmicasResumo
O presente estudo visa analisar como as agências de turismo receptivo têm utilizado a presença online para obter vantagem competitiva, por meio das capacidades dinâmicas, na comercialização de serviços turísticos, para isso, foram utilizadas as plataformas digitais das agências, em que se verificou os aspectos adotados por estes empreendimentos. As Capacidades dinâmicas são consideradas ferramentas que permitem a configuração de recursos em busca de melhor eficácia de acordo com o dinamismo do mercado. A presença online tem sido um recurso utilizado pelos empreendimentos turísticos a fim de se destacar em competitividade, por meio da implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) melhorando as atividades operacionais das agências de viagem, possibilitando uma maior qualidade nos serviços prestados, reduzindo custos. Este estudo, portanto, se fundamentou a partir de teorias que abordam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Agências de turismo Receptivo, Presença online no setor de viagens e a abordagem da capacidade dinâmica como estratégia organizacional. Foi realizada uma análise de conteúdo qualitativa em que se verificou três categorias que abordaram dimensões a respeito do site, das informações e dos aspectos de compra. Foram analisadas quatro agências de turismo receptivo do município de Natal-RN a fim de alcançar os objetivos propostos. O estudo mostra que as empresas analisadas têm utilizado as redes sociais e possuem sites próprios que atendem satisfatoriamente as categorias elegidas demonstrando o entendimento sobre a importância do uso de recursos das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) para potencializar sua presença online e obter vantagem competitiva.
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