As mídias sociais sob à ótica das agências de turismo de Florianópolis-SC

Autores

  • Évelin Silveira de Vargas Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Salete Valer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v34ip186-203

Palavras-chave:

Internet, Mídias sociais, Agências de turismo

Resumo

Um dos mecanismos presentes na comunicação que pode criar conexões e influenciar potenciais clientes das empresas no ambiente virtual são as mídias sociais. Esta pesquisa tem o objetivo investigar se as agências de turismo de Florianópolis-SC fazem uso das mídias sociais Instagram e Website para divulgar seus serviços. O método de procedimento é o qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso. O local da pesquisa são agências de turismo e as variáveis para investigar as agências foram: a) formas de contato disponibilizadas pelas empresas: website, Instagram, somente telefone e sem contato;  b) uso da mídia social Instagram e quantidade de seguidores. Os resultados apontaram que há 281 agências de turismo em Florianópolis-SC, sendo que, no Instagram existem 156 com perfil nesta mídia e as que possuem um website são 121, e 104 com perfis em ambas as mídias, porém a grande maioria não utiliza essas mídias de forma estratégica para construir relacionamento e captar mais clientes.  Conclui-se que essa lacuna pode ser devido à falta de qualificação dos gestores em relação às potencialidades comunicativas de cada mídia estudada.

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Biografia do Autor

  • Évelin Silveira de Vargas Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

    Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

  • Salete Valer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SANTOS, Évelin Silveira de Vargas; VALER, Salete. As mídias sociais sob à ótica das agências de turismo de Florianópolis-SC. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 34, p. 186–203, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v34ip186-203. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/208081.. Acesso em: 26 jun. 2024.