Planeamento Turístico e Impactos Percecionados na Ilha da Boa Vista, Cabo Verde

Autores

  • Edgar Bernardo Instituto Universitário de Lisboa. Centro de Investigação e Estudo de Sociologia - CIES-IUL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p817-842

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento, Impactos, Perceções, Boa Vista.

Resumo

Em busca de um modelo de desenvolvimento sustentável que potencie as suas características morfológicas e climáticas, Cabo Verde viu no turismo massificado a resposta para as suas precariedades. De entre as ilhas escolhidas para a aplicação deste plano encontra-se a Boa Vista, um espaço que historicamente tem sido sinónimo de periferia nacional e de produção primária de subsistência. Nas duas últimas décadas este espaço tem sido um palco privilegiado pelos vários Governos para a aplicação da planificação turística centralizada. Uma planificação assente no turismo balnear massificado em serviço de turistas europeus. Este trabalho apresenta as perceções da comunidade residente da ilha quanto aos impactos positivos e negativos promovidos por esta aposta. Estas perceções foram recolhidas através da aplicação de entrevistas semi-dirigidas  e procuram contribuir para determinar se o turismo, planeado desde o centro, tem contribuído para solucionar as precariedades e carências da Boa Vista, e os o objetivos de Cabo Verde. De entre os resultados salienta-se o volume de impactos positivos do tipo económico e entre os negativos os sociais.

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Biografia do Autor

  • Edgar Bernardo, Instituto Universitário de Lisboa. Centro de Investigação e Estudo de Sociologia - CIES-IUL
    Doutorando em Sociologia pelo ISCTE-IUL

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Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

BERNARDO, Edgar. Planeamento Turístico e Impactos Percecionados na Ilha da Boa Vista, Cabo Verde. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 817–842, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p817-842. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/89408.. Acesso em: 4 dez. 2024.