Perfil do Turista com Base nos Elementos Astrológicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p880-902Palavras-chave:
Perfil do turista, Percepção, Personalidade, Astrologia.Resumo
O presente artigo aborda o tema perfil do turista com o olhar da astrologia e, mais especificamente, dos elementos astrológicos. Encontram-se discussões sobre segmentação psicográfica, motivações e o comportamento do consumidor turista e sua personalidade de acordo com a parte da astrologia que influencia padrões básicos de percepção dos indivíduos: os elementos astrológicos Fogo, Terra, Ar e Água. O objetivo é analisar a possibilidade de a astrologia influenciar desejos, escolhas e/ou decisões relativos ao consumo consciente de atividades e serviços turísticos. Além disto, são apresentadas atividades turísticas que tem correspondência com as características de cada elemento astrológico. A pesquisa possui caráter exploratório e, a partir de aplicação de questionários e elaboração de mapas astrais, procura mostrar se as pessoas estão conscientes ou não de suas percepções de acordo com os elementos astrológicos que as influenciam de maneira dominante. Cada elemento astrológico possui um conjunto de características específico àquele elemento, dos quais dois dos quatro elementos exercem uma maior influência sobre o indivíduo (dominantes), enquanto os outros dois costumam agir inconscientemente. Os resultados da pesquisa apresentam relação com esta definição, onde a maioria dos entrevistados está consciente de dois ou um de seus elementos astrológicos dominantes. Esta consciência por parte dos próprios turistas pode possibilitar uma nova forma de olhar para o turismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.