Impactos da cocriação de valor em serviços de turismo rural: o caso de um hotel-fazenda de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i2p279-292Palavras-chave:
Turismo rural, Agroturismo, Gestão em turismo, Hospitalidade, CooperaçãoResumo
O turismo rural se apresenta como uma alternativa para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, bem como implica na mitigação do êxodo rural e é uma estratégia para o desenvolvimento regional. Nessa perspectiva, a cocriação de valor entre os atores do ambiente rural permite o acesso a conhecimento, informações e tecnologias por meio da complementariedade de recursos, o que implica no desenvolvimento da atividade turística. Diante do exposto, o presente artigo objetiva diagnosticar, por meio de um estudo de caso, os impactos da cocriação de valor em um hotel fazenda. Para atingir esse objetivo, foram conduzidas duas visitas in loco ao hotel fazenda, e entrevistas e análise documental foram fornecidas pelos entrevistados. Em seguida, conduziu-se uma análise de conteúdo baseada em Bardin (2011). A partir dos achados, evidencia-se um conjunto de contribuições advindas da cocriação de valor no entorno do hotel fazenda, bem como entraves à cocriação de valor, os quais se apresentam como inibidores no contexto do serviço rural cocriado. Os achados indicam que a cocriação de valor para a comunidade do entorno permite prover novas experiências ao turista, de modo que aspectos regionais, culturais e alimentos típicos da região sejam disseminados. A cocriação de valor demonstrou ser uma forma de estimular a competitividade colaborativa, pelo compartilhamento e a complementariedade de recursos. Por outro lado, a fragilidade nos métodos adotados de gestão e seleção dos atores para a cooperação tem se demonstrado um risco, que pode implicar na codestruição de valor.
Downloads
Referências
Almeida, S., & Campos, A. (2020). Leveraging customer value through co-creative experiences: A look into hotel businesses. Revista Turismo & Desenvolvimento, 33, p. 137-150.
Aquino, L. P. T., de Barbosa, M., & Barbosa, J. W. de Q. (2020). O processo de cocriação de valor nas experiências de consumo colaborativo em turismo: O caso Blablacar. Revista Turismo em Análise, 31(3), 417-434. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p417-434
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Binkhorst, E., & Dekker, D. T. (2009). Agenda for co-creation tourism experience research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 18 (2/3), p. 311-327.
Bonamigo, A., & Frech, C.G. (2021). Industry 4.0 in services: challenges and opportunities for value co-creation, Journal of Services Marketing, 35(4), 412-427. https://doi.org/10.1108/JSM-02-2020-0073
Bonamigo, A., & Mendes, D. (2019). Value Co-creation, and Leadership: An Analysis Based on the Business Ecosystem Concept. Business Ethics and Leadership, 3 (4), p. 66-73. doi: http://doi.org/10.21272/bel.3(4).66-73.2019
Bonamigo, A., & Rodriguez, C. M. T. (2017). O conceito Hoshin Kanri aplicado no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Journal of Lean Systems, 2(3), p. 107-118. Available from https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/lean/article/view/1815
Bonamigo, A., Silva, A.A., Silva, B.P., & Werner, S.M. (2022a). Criteria for selecting actors for the value co-creation in startups, Journal of Business & Industrial Marketing, 37(11), p. 2332-2343. doi: https://doi.org/10.1108/JBIM-02-2021-0083
Bonamigo, A., Dettmann, B., Frech, C.G. & Werner, S.M. (2020). Facilitators and inhibitors of value co-creation in the industrial services environment. Journal of Service Theory and Practice. 30(6), 609-642. https://doi.org/10.1108/JSTP-03-2020-0061
Bonamigo, A., Frech, C.G. & Corrêa, N. (2021). Strategies for the Knowledge Management in Value Co-Creation of Industrial Services. Journal of Business Ecosystems (JBE), 2(1), p. 15-31. doi: 10.4018/JBE.2021010102
Bonamigo, A., Martelotte, M. C., & Mourão, J. F. (2022b). Key factors for measuring value co-creation in the industrial service ecosystem. Emerging Ecosystem-Centric Business Models for Sustainable Value Creation, IGI Global, p. 1-21. doi: https://doi.org/10.4018/978-1-7998-4843-1
Boni, V., & Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2(1), p. 68-80. Available from https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027
Braga, P. H., Bonamigo, A., & Werner, S. M. (2021). Gestão jurídica na cocriação de valor em serviços industriais: um elemento crucial para o êxito da cooperação entre empresas. 10° Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul). Available from https://eventoscientificos.ifsc.edu.br/index.php/sictsul/10-sict-sul/paper/view/3500
Brambatti, L. E & Nitsche, L. B. (2018). Associativismo e Participação Comunitária: o Roteiro Rural Caminhos de Guajuvira, Araucária-PR, Brasil. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 1 (10), p. 71-84. doi: https://doi.org/10.18226/21789061.v10i1p71
Candiotto, L. Z. P. (2010). Elementos para o debate acerca do conceito de turismo rural. Revista Turismo em Análise, 21(1), 3-24. doi https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i1p3-24
Carvalho, M. S., Kastenholz, E., & Carneiro, M. J. (2021). A co-criação de experiências enogastronómicas: O caso da rota da Bairrada. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36 (1), p. 325-339. doi: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.10695
Chonchol, J. (2005). A soberania alimentar. Estudos Avançados, 19(55), p. 33-48. Available from https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10092
Codá, R. C. (2021). A formação interativa de valor: fatores que levam diferentes atores à cocriação e à codestruição de valor no ecossistema de serviço de hospitalidade turística. (Tese de Doutorado). Curso de Doutorado Acadêmico, Universidade de Brasília, Brasília. Available from https://repositorio.unb.br/handle/10482/42265
Codá, R. C.; Farias, J. S., & Dias, C. N. (2020). Formação Interativa de Valor no Setor de Hospitalidade no Turismo: Framework e Agenda de Pesquisa. Revista Hospitalidade, 17 (1), p. 54-74. doi: https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n1.004
Cova, B., Dalli, D., & Zwick, D. (2011). Critical perspectives on consumers’ role as ‘producers’: Broadening the debate on value co-creation in marketing processes. Marketing Theory, 11(3), p. 231-241. doi: https://doi.org/10.1177/1470593111408171
Da Costa, L. G. (2021). Sustentabilidade no Campo. In Congresso Internacional De Turismo Rural E Ruralidades–Citrr; In Congresso Brasileiro De Turismo Rural–Cbt; In Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado–Cbgc; In Semana de Geografia da Uel, (p. 133-151). Londrina, PR. Available from http://anais.uel.br/portal/index.php/turismorural/article/view/1487/1390
Dal Bó, G., Milan, G. S., Sampaio, C. H., & Perin, M. G. (2017). Desenvolvimento de novos serviços e competitividade: da proposição de valor à cocriação de valor como possível fonte de vantagem competitiva. Revista de Administração da UNIMEP, 15 (1), p. 1-25. Available from https://hdl.handle.net/10923/10330
Dreher, M. T. & Kraisch, S. (2009). Sustentabilidade no turismo rural: desafios e perspectivas. In Anais VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, São Paulo, SP. Available from https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/179.pdf
Fernando, J. T., & Las Casas, A. L. (2018). A cocriação de valor aplicada ao mercado industrial: estudo de caso na empresa Kerry do Brasil. Revista de Administração Unimep, 16 (1), p. 102-120. Available from http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1295/748
Flagestad, A., & Hope, C.A. (2001). Strategic success in winter sports destinations: A sustainable value creation perspective. Tour. Manag, 22, p. 445–461. doi: https://doi.org/10.1016/S0261-5177(01)00010-3
Grönroos, C. (2012). Conceptualising value co-creation: a journey to the 1970s and back to the future. Journal of Marketing Management, 28, 1520-1534. doi https://doi.org/10.1080/0267257X.2012.737357
Jaakkola, E. & Aarikka-Stenroos, L. (2019). Customer referencing as business actor engagement behavior–Creating value in and beyond triadic settings. Industrial Marketing Management. 80(1), 27-42. doi https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2018.06.014
Järvi, H., Kähkönen, A. K., & Torvinen, H. (2018). When value co-creation fails: Reasons that lead to value co-destruction. Scandinavian Journal of Management, 34(1), 63-77. doi https://doi.org/10.1016/j.scaman.2018.01.002
Kelleher, C., O’loughlin, D., Gummerus, J., & Peñaloza, L. (2020). Shifting arrays of a kaleidoscope: the orchestration of relational value cocreation in service systems. Journal of Service Research, 23 (2), p. 211-228. doi: https://doi.org/10.1177/1094670519882495
Lima-Dantas, B. L., Leal, J. S., Peixoto, A. F., Mano, R. F., & Abreu, N. R. (2020). A cocriação de valor em estabelecimentos hoteleiros por meio do site TripAdvisor. Revista Brasileira de Administração Científica, 11 (1), p. 161-176. doi: https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.001.0012
Lorgnier, N., & Su, C. J. (2014). Considering coopetition strategies in sport tourism networks: a look at the nonprofit nautical sports clubs on the northern coast of France. European Sport Management Quarterly, 14(1), 87-109.
Mendonça, M. C. A. (2006). Gestão integrada do turismo no espaço rural. (Tese de Doutorado). Escola de Administração - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP. Available from https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3289
Monteiro, C. A. S. (2020). O impacto da cocriação de clientes nos serviços e a intenção de revisita. Aplicação ao setor do Turismo. (Tese de Mestrado) Mestrado de Economia. Universidade do Porto, Portugal. Available from https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/131337/2/435043.pdf
Mota, K. C. N. (2001). Marketing turístico: promovendo uma atividade sazonal. Atlas.
Oliveira, L. F., D., Tredezin, C. A. O., Maia, F. S., & Santos, A. M. (2007). O turismo rural como alternativa econômica para a pequena propriedade rural no Brasil. Turismo-Visão e Ação, 9 (1), p. 69-81. doi: https://doi.org/10.14210/rtva.v9n1.p69-82
Oliveira, S. R., Takenaka, E. M. M., & Silva-Martins, M. (2020). Turismo rural no interior: qualidade de serviço e dinamismo econômico local. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, 3 (3), p. 1907-1918. doi: https://doi.org/10.34188/bjaerv3n3-104
Patias, N. D. Von Hohendorff, J. (2019). Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em Estudo, 24(1), p. 1-14. doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v24i0.43536
Pimentel, T., Barbosa, J., & Carvalho, F. (2017). Modelo para análise da Gestão da Produção no ambiente intra e interorganizacional do Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1 (27/28), p. 1563-1575. doi: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10109
Plé, L., & Cáceres, R. C. (2010). Not always co-creation: Introducing interactional codestruction of value in service-dominant logic. Journal of Services Marketing, 24(6), 430–437. http://dx.doi.org/10.1108/08876041011072546
Porter, M. (1985). Competitive Advantage: Creating and Sustaining Competitive Performance, New York: The Free Press.
Prior, D. D., & Marcos-Cuevas, J. (2016). Value co-destruction in interfirm relationships: The impact of actor engagement styles. Marketing Theory, 16(4), 533-552. doi https://doi.org/10.1177/1470593116649792
Razmdoost, K; & Mills, G. (2016). Towards a service-led relationship in project-based firms Construct. Manag Econ, 34 (1), p. 317-334. doi: https://doi.org/10.1080/01446193.2016.1200106
Reis, A. F., Cunha, A. M., Roque, A. M., & Queiroz, O. T. M. (2021). Construção da Rede Turismo Rural Consciente. In Congresso Internacional de Turismo Rural e Ruralidades–CITRR; In Congresso Brasileiro de Turismo Rural - CBT (p. 408-430). Available from http://anais.uel.br/portal/index.php/turismorural/article/view/1496
Rocha, S. C. S. (2014). Aplicação do Lean Seis Sigma ao Sector do Turismo (Doctoral dissertation). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, Portugal. Available from http://hdl.handle.net/10316/39066
Rosalina, P. D., Dupre, K., & Wang, Y. (2021). Rural tourism: A systematic literature review on definitions and challenges. Journal of Hospitality and Tourism Management, 47, 134-149. doi 10.1016/j.jhtm.2021.03.001
Ruiz-Real, J. L., Uribe-Toril, J., De Pablo Valenciano, J., & Gázquez-Abad, J. C. (2020). Rural tourism and development: Evolution in scientific literature and trends. Journal of Hospitality & Tourism Research, p. 1096348020926538. doi: https://doi.org/10.1177/1096348020926538
Schwetschke, S., & Durugbo, C. (2018). How firms synergise: Understanding motives and management of cocreation for business-to-business services. International Journal of Technology Management. 76(3-4), 258–284. doi:10.1504/IJTM.2018.091289
Silvestre, R. P. (2018). Turismo rural na agricultura familiar–TRAF: oportunidades e desafios em relação às especificidades do setor de serviços. Nativa, 6 (6), p. 668-674. doi: 10.31413/nativa.v6i6.6782
Taveira, N. V., Costa, B. K., Cintra, R. F. & Biancolino, C. A. (2020). Cocriação de Valor e Diálogo entre Stakeholders: Estudo de Caso em Empresa Fornecedora de Tecnologia para Organizações do Setor de Turismo e Hospitalidade. Revista Ciências Administrativas, 26 (3). p. 1-17. doi: 10.5020/2318-0722.2020.26.3.9444
Todeva, E., & Knoke, D. (2005). Strategic alliances and models of collaboration. Management Decision, 43(1), p. 123-148. doi: https://doi.org/10.1108/00251740510572533
Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, 68 (1), p. 1-17. Available from https://www.jstor.org/stable/30161971
Vergara, S. C. (2005). Métodos de pesquisa em administração, São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2009). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.
Wang X, Ci T, Tsai S-B, Liu A, & Chen Q (2018). An empirical study of collaborative capacity evaluation and scheduling optimization for a CPD project. PLoS ONE 13(8): e0200753. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0200753
Wilson, S., Fesenmaier, D. R., Fesenmaier, J., & Van Es, J. C. (2001). Factors for success in rural tourism development. Journal of Travel research, 40(2), 132-138. doi https://doi.org/10.1177/00472875010400020
Yin, R. K. (1994). Case Study Research: Design and Methods. (2ª Ed) Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andrei Bonamigo, Carlos Alberto Lidizia Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.