Turismo, uma indústria de base? Um estudo histórico sobre o sistema de incentivos fiscais da Embratur (1963-1972)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v33i3p147-167

Palavras-chave:

História do Turismo, Embratur, Incentivos Fiscais

Resumo

Este trabalho investiga a criação da Embratur e o sistema de incentivos fiscais que a empresa operou visando, pela via fiscal, fomentar a construção de hotéis no Brasil. Para isso, a pesquisa usa o método histórico de investigação, com base em fonte primária e revisão bibliográfica. A fonte histórica utilizada são as edições do jornal Correio da Manhã, do período de 1963 a 1972, exploradas na hemeroteca digital da Fundação Biblioteca Nacional. Como resultado da investigação, sustenta-se que a Embratur cumpriu papel fundamental para a consolidação da ideia de que o turismo era um setor produtivo da economia nacional, na mediação dos processos de concentração de empresas turísticas verificados na época e, sobretudo, por ajudar a fazer do turismo um investimento de capital. 

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Biografia do Autor

  • Alan Faber do Nascimento, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Docente do curso de Turismo e do Mestrado em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

20-12-2022

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

NASCIMENTO, Alan Faber do. Turismo, uma indústria de base? Um estudo histórico sobre o sistema de incentivos fiscais da Embratur (1963-1972). Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 33, n. 3, p. 147–167, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v33i3p147-167. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rta/article/view/209691.. Acesso em: 9 mar. 2025.