Percepção de professores sobre a avaliação de habilidades motoras e de processo - versão escolar aplicada aos alunos com deficiência física
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p1-9Palavras-chave:
Educação especial, Pessoas com deficiência, Terapia OcupacionalResumo
Objetivou-se verificar sob a ótica do professor se a Avaliação de Habilidades Motoras e de Processo - Versão Escolar (School - Version of the Assessment of Motor and Process Skills - School-AMPS) aplicada aos alunos com deficiência física prediz o desempenho do aluno observado em sala de aula. Participaram dez crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e seus respectivos educadores. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças em ambiente clínico durante a realização de tarefas pré-determinadas, com base na versão brasileira da School-AMPS. Aos educadores foi apresentado um relatório de avaliação da criança e aplicado um questionário composto por três questões. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontaram que a School-AMPS possibilitou identificar se o desempenho da criança foi, na sua maioria, considerado deficitário, satisfatório ou intermediário e, sobretudo, possibilitou analisar o desempenho a partir da percepção da relação existente entre demandas da pessoa, da tarefa e do ambiente. Os educadores consideraram que o relatório de avaliação apresentado prediz de forma compatível o desempenho do aluno observado em sala de aula. Consideraram viáveis os recursos pedagógicos adaptados e as sugestões de estratégias para minimizar e/ou superar as dificuldades observadas no desempenho do aluno. Conclui-se que a versão brasileira da School-AMPS tem potencial como medida de desempenho funcional em crianças com deficiência física, entre quatro e oito anos de idade, e pode contribuir para a atuação do terapeuta ocupacional no contexto escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-04-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Baleotti, L. R., Zafani, M. D., Faria, M. das G. A. de, & Magalhães, L. de C. (2011). Percepção de professores sobre a avaliação de habilidades motoras e de processo - versão escolar aplicada aos alunos com deficiência física . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 22(1), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p1-9