Desenvolvimento neuropsicomotor e o brincar de crianças em uma unidade de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v30i2p116-123Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Jogos e brinquedos, Educação infantilResumo
Este estudo teve como objetivo verificar a relação entre as características do brincar e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil (UEI). Trata-se de uma pesquisa com delineamento longitudinal, de caráter descritivoexploratório, observacional e com abordagem quantitativa dos dados. Participaram 23 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 4 anos, matriculadas em uma UEI do município de Belém-PA, em 2017. Para registro das características do brincar das crianças na escola foi utilizado o Protocolo de Observação do Brincar (POB) e para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor usou-se o Teste de Denver II. O estudo revelou que 56,5% das crianças apresentaram o resultado suspeita de atraso no desenvolvimento. As variáveis do brincar que tiveram associação estatisticamente significativa com a suspeita de atraso no DNPM, a partir do Teste U de Mann-Whitney foram: interação em grupo (p=0,04), brincadeira proposta pelo objeto (p=0,03) e não brincadeira-exploração (p=0,02). Considera-se que esta pesquisa possa contribuir para a identificação precoce de desvios no desenvolvimento de crianças no contexto escolar.
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