Perception of competence in the situation of diversified activities in the perspective of the teachers and of their students with and without physical deficiency

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p246-253

Keywords:

Special, Perception, Motivation, Education, special

Abstract

Muito se debate sobre a necessidade de um ambiente diferenciado, que disponibilize recursos adaptados às necessidades da pessoa com deficiência, no entanto, acredita-se que deva ser dada atenção à relação indivíduo-tarefa-ambiente, uma vez que a expressão de competências emerge da sua interação com o meio. Este estudo teve o objetivo de identificar características da percepção de competência, na perspectiva dos professores e alunos com e sem deficiência física. Participaram deste estudo dezoito alunos e nove professores. Os dados foram coletados com o Perceived Eficacy and Goal Setting System e a análise foi realizada pelo teste de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a percepção dos professores para a competência dos alunos sem deficiência foi mais favorável do que a percepção para os alunos com deficiência. No entanto, os valores de dispersão, demonstraram que em todas as análises, os alunos sem deficiência apresentaram uma autopercepção mais favorável. Conclui-se que há diferença na percepção de competência tanto na perspectiva dos professores quanto dos próprios alunos, sendo esta desfavorável em virtude da presença de deficiência física.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Mirela Moreno Almeida Andrade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil.

  • Camila Boarini Dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Mestranda em Educação e bolsista CAPES pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil. 

  • Rita de Cássia Tibério Araújo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora do Curso de Terapia Ocupacional - Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil. 

Published

2018-11-30

Issue

Section

Articles

How to Cite

Andrade, M. M. A., Dos Santos, C. B., & Araújo, R. de C. T. (2018). Perception of competence in the situation of diversified activities in the perspective of the teachers and of their students with and without physical deficiency. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 29(3), 246-253. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v29i3p246-253