Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores

Autores/as

  • Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento Universidade Federal do Paraná
  • Jhenifer Geisa Burnagui Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Peres da Rosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p21-28

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Pessoa com deficiência visual, Adolescentes, Autonomia Pessoal.

Resumen

A deficiência visual constitui-se como fator limitante para a aquisição de funções e habilidades essenciais em todas as fases de desenvolvimento. Considerando que a adolescência se constitui como fase de vida marcada por transições, pela construção de identidade própria e conquista de autonomia e independência, para o adolescente com deficiência visual, esta etapa de vida pode ser marcada por maiores dificuldades na aquisição destas habilidades, destacando, ainda, que a família possui papel central neste contexto. Buscou-se com este estudo analisar se há diferenças entre as percepções de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores quanto às vivências e experiências de autonomia e independência desses indivíduos. Para tanto, foi necessário identificar a compreensão dos participantes quanto aos termos autonomia e independência. A fim de atingirem-se os objetivos, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória-descritiva. Obteve-se dissonâncias entre os entendimentos dos termos, porém, após a explicação dos conceitos adotados para este estudo, todos os participantes descreveram os adolescentes como autônomos e independentes e não existiram discrepâncias quanto às percepções das vivências dos mesmos. Contudo, considera-se necessário a realização de mais pesquisas nesta área, visto a relevância da conceituação dos termos autonomia e independência para a Terapia Ocupacional e a escassez de publicações encontrada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento, Universidade Federal do Paraná
    Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná na área de Desenvolvimento e contextos escolares.
  • Jhenifer Geisa Burnagui, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.
  • Mariana Peres da Rosa, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2016-07-01

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Nascimento, G. C. C. do, Burnagui, J. G., & Rosa, M. P. da. (2016). Autonomia e independência: percepção de adolescentes com deficiência visual e de seus cuidadores. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(1), 21-28. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i1p21-28