A inclusão da criança com deficiência na escola comun: reflexões sobre o papel da Terapia Ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224291Palabras clave:
Aprendizagem, Crianças portadoras de deficiências/educação, Educação especial/classificação, Terapia ocupacionalResumen
Este artigo é uma reflexão sobre a problemática da inclusão da criança deficiente na escola comum e o papel da Terapia Ocupacional. Relata a experiência de inclusão de crianças deficientes usuárias do ambulatório do REATA (Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva), do curso de Terapia Ocupacional da FMUSP, na rede de ensino público, desenvolvida no período de 1995 a 2000. A escolha da metodologia de ação participativa facilitou o dialogo sobre as questões envolvidas e o desmonte de preconceitos e medos relacionados a esta atividade. O resultado foi a criação de uma sala de apoio pedagógico para as crianças matriculadas em escolas comuns e a inclusão de cerca de 49% das crianças do ambulatório, portadoras de deficiências consideradas moderadas e graves, em salas comuns.
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Derechos de autor 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
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