Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários

Autores/as

  • Dayanne Sato Moreira Terapeuta Ocupacional
  • Alberto Vitta Universidade Sagrado Coração
  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente
  • Fabiana Cristina Frigieri Vitta Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p217-224

Palabras clave:

Terapia Ocupacional, Educação infantil, atividades cotidianas, formação de recursos humanos

Resumen

A dualidade cuidado x educação é aspecto a ser considerado na rotina das instituições de educação infantil que possuem berçário e os conceitos dos profissionais que nele atuam interferem nas práticas desenvolvidas, sendo necessário maior preocupação com a formação continuada. O objetivo foi verifi car os efeitos de procedimentos educativos sobre conceitos relativos às funções e benefícios do berçário para a criança, junto a profissionais que atuam em instituição de educação infantil. Participaram professores e auxiliares de desenvolvimento de berçários municipais de Marília, entrevistados em quatro momentos – inicial, depois de cada um dos dois procedimentos educativos e seis meses após a intervenção. Essa consistiu em uma oficina de educação, uma vez por semana por um mês e práticas supervisionadas realizadas na rotina do berçário no total de 15 horas. Ambas focaram as atividades e seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Verifi cou-se que os conhecimentos das educadoras decorriam do senso comum e que a oficina de educação proporcionou mudança nos seus níveis de informação, reforçada pela supervisão prática. A análise indica que a formação inicial e continuada das profi ssionais precisa contemplar aspectos específi cos do desenvolvimento infantil para que concepções mais adequadas sejam construídas.

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Biografía del autor/a

  • Dayanne Sato Moreira, Terapeuta Ocupacional
    Terapeuta Ocupacional, formada pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília.
  • Alberto Vitta, Universidade Sagrado Coração
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade do Sagrado Coração. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas:indicadores de saúde,qualidade de vida, postura sentada, prevenção, escolares, programa de educação e fisioterapia.
  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas. É professora Assistente Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pesquisa Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, linguagem, ação pedagógica e pesquisa com crianças e formação de professores. É membro integrante na qualidade de pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Filosofia Contemporânea: Habermas, do grupo de Pesquisa "Educação, Comunicação e Sociedade e do GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade e Desenvolvimento Infantil, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
  • Fabiana Cristina Frigieri Vitta, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação Especial Campus de Marília
    ossui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professor assistente no Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade e desenvolvimento infantil, educação infantil, formação de professores. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e Desenvolvimento Infantil - GEPADI, que desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto à instituições de Educação Infantil e crianças em risco social das Unidades de Saúde da Família de Marília.

Publicado

2014-12-19

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

Moreira, D. S., Vitta, A., Penitente, L. A. de A., & Vitta, F. C. F. (2014). Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 25(3), 217-224. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p217-224