Estimulação cognitiva na terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.1997.224814Palavras-chave:
Geriatria, métodos, Transtornos da memória, CogniçãoResumo
O objetivo desse estudo foi identificar na prática as causas mais comuns para as queixas de esquecimentos em indivíduos de 60 anos e ou mais, sem comprometimentos neurológicos. Participaram do estudo 40 indivíduos subdividos em dois grupos, tendo como critério de inclusão nos grupos o nível de escolaridade. Foram realizadas 10 sessões em grupo, uma vez por semana, durante duas horas. O conteúdo das sessões foi adaptado do método utilizado por WILSON e MOFFAT10 no grupo de terapia da memória de East Dorset. Os resultados desse estudo mostram melhora significativa nos dois grupos em relação ao antes e ao depois do treinamento realizado, e entre as causas atribuídas para esta melhora estão, entre outras: o uso e a solicitação da memória, a melhora da atenção e ao conhecimento da memória. Os resultados evidenciam a eficácia da estimulação cognitiva na terceira idade, o que nos faz concluir que esses grupos de treinamento da memória sejam tão indicados quanto os de estimulação física e social ressaltando sua importância como instrumento terapêutico e preventivo nesse período da vida.
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