Artistas-Educadores-Gestores: a atuação do licenciado em artes na gestão de equipamentos culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p160-185

Palavras-chave:

Gestão cultural, Licenciatura em artes, Formação docente, Mediação

Resumo

Este artigo se aproxima do campo de atuação do gestor cultural sob a ótica do licenciado em artes, considerando o impacto da formação docente no desenvolvimento de ações artísticas, socioculturais, de mediação e articulação com a comunidade. Foram utilizados procedimentos metodológicos de entrevistas, experiências de aproximação contextual e análises bibliográficas. Também foram agregados relatos da autora sobre suas experiências como artista-educadora-gestora, interseccionando reflexões que tangenciam as noções de corpo e território, cidadania e democracia cultural, temas presentes tanto na formação do licenciado em artes quanto na prática do gestor cultural. Em conclusão, é enfatizado o potencial desse profissional que alinha criativamente processos artísticos, educativos e administrativos para uma gestão mediadora e territorializada da cultura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catharina da Cunha Glória, Universidade Estadual de Campinas

    Artista da cena e produtora cultural. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-graduanda em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado.

  • Marisa Martins Lambert, Universidade Estadual de Campinas

    Professora Associada e artista pesquisadora do Curso de Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Referências

AQUINO, R. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas: perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório: Teatro & Dança, v. 1, p. 90-103, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y5y3dbar. Acesso em: 17 nov. 2023.

BARROS, J. M.; RATTES, P. C. S. Formação de gestores de equipamentos culturais: desafios e perspectivas. Revista Extraprensa v. 14, n. 2, p. 264-280, 2021. DOI: 10.11606/extraprensa2021.185246.

COSTAS, A. M. R. Onde se produz o artista da dança?. In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 67-76. Disponível em: https://tinyurl.com/ynard8j6. Acesso em: 17 nov. 2023.

INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP. Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Dança, 2023. Campinas: Editora Unicamp, 2023.

KAUARK, G.; LEAL, N. Camadas tangíveis e intangíveis da gestão de espaços culturais. In: RUBIM, A. A. C. (org.). Gestão Cultural. Salvador: Edufba, 2019. p. 127-148. (Coleção Saladeaula). Disponível em: https://tinyurl.com/3t6p5bx5. Acesso em: 27 jun. 2024.

LACERDA, M. Entrevista concedida à autora. Campinas, 25 ago. 2023.

LIMA, D. L.; AQUINO, R. Mediação Cultural: alinhavando uma rede colaborativa entre os espaços educativos e culturais In: BALDI, N. C; ARAÚJO, L.; ZANELLA, A. Processos criativos, formativos e pedagógicos em dança. Salvador: ANDA – Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2020, v.4, p. 95-111. Disponível em: https://tinyurl.com/3me5jw8s. Acesso em: 14 jun. 2023.

MARQUES, I. Dança-educação ou dança e educação? Dos contatos às relações. In: TOMAZZONI, A.; WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p 23-38. Disponível em: https://tinyurl.com/ynard8j6. Acesso em: 14 jun. 2023.

MORENO, M. Entrevista concedida à autora. Campinas, 23 set. 2023.

RAMOS-SILVA, L. Breves notas para pulsar. Revista Claves, v. 9, n. 14, p. 162-168, 2020. Dossiê Matizes Africanos na Música Brasileira. Disponível em: https://tinyurl.com/cjptz6kt. Acesso em: 9 mai. 2023.

RUBIM, A. A. C.; TAVARES, M. Um glossário para as políticas culturais brasileiras. In: RUBIM, A. A. C.; TAVARES, M. (org.). Cultura e Política no Brasil Atual. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021. p. 329-344 Disponível em: https://tinyurl.com/fyjekrjz. Acesso em: 14 jun. 2023.

RUBIM, A. A. C. (org.). Gestão Cultural. Salvador: Edufba, 2019. (Coleção Saladeaula). Disponível em: https://tinyurl.com/3t6p5bx5. Acesso em: 27 jun. 2024.

SAMEGIMA, I. Entrevista concedida à autora. Praia Grande, 6 set. 2023.

SANTOS, F. P.; DAVEL, E. P. B. Equipamentos culturais, identidade e território: elementos para uma gestão territorializada. In: KAUARK, G.; RATTES, P.; LEAL, N. (org.). Um lugar para os espaços culturais: gestão, territórios, públicos e programação. Salvador: Edufba, 2019. p. 201-227. Disponível em: https://tinyurl.com/3222m2rj. Acesso em: 2 jan. 2024.

VICH, V. O que é um gestor cultural? In: CALABRE, L.; LIMA, D. R. (org.). Políticas culturais: conjunturas e territorialidades. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; São Paulo: Itaú Cultural, 2017. p. 49-54. Disponível em: https://tinyurl.com/36mkvm96. Acesso em: 17 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

DOSSIÊ MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA

Como Citar

Glória, C. da C., & Lambert, M. M. (2024). Artistas-Educadores-Gestores: a atuação do licenciado em artes na gestão de equipamentos culturais. Sala Preta, 23(2), 160-185. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p160-185