A audiodescrição como mediação para estudar o papel da luz no teatro visual de Robert Wilson

Autores

  • Lívia Maria Villela de Mello Motta Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Laura Maria de Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p186-207

Palavras-chave:

Audiodescrição para teatro, Iluminação cênica, Robert Wilson

Resumo

Este artigo aborda uma proposta para a audiodescrição de quatro fotografias retiradas da obra Shakespeare ‘s sonnets, dirigida por Robert Wilson e encenada com o Berliner Ensemble, em 2009, considerando a presença da iluminação cênica nessas imagens. Esses textos descritivos foram elaborados para a fruição de pessoas com deficiência visual, ao mesmo tempo que buscam favorecer a compreensão da poética da iluminação cênica nessa peça. Tais imagens audiodescritas fazem parte do material didático de uma aula de iluminação cênica destinada a pessoas cegas ou com baixa visão. Para isso, articulamos os parâmetros de Lívia Motta para audiodescrição em sala de aula, com as ideias de Adolphe Appia sobre a atuação da luz no teatro moderno. As conclusões apontam para aspectos da composição visual dessa encenação, revelada pela linguagem verbal do texto audiodescritivo, de forma a ampliar tal mediação para plateias com e sem deficiência visual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lívia Maria Villela de Mello Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Audiodescritora e formadora de audiodescritores desde 2004, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Fez parte de seu doutorado na Universidade de Birmingham, Reino Unido. Coordena a Ver com Palavras que presta serviços de audiodescrição para diversos tipos de espetáculos, eventos, produtos, audiovisuais e editoriais.

  • Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação/UFRN. Ministra estágio supervisionado na Licenciatura em Teatro e Arte/Educação em Pedagogia. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Especial e Artes Cênicas (PPGED/UFRN) e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGArC/UFRN). Pesquisa na área de Artes Cênicas e Acessibilidade, em especial, Teatro e Audiodescrição.

  • Laura Maria de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Artes, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ministra aulas de Iluminação Cênica, Tecnologias da Cena, Práticas Pedagógicas do Teatro. Pesquisa Audiodescrição e Acessibilidade à linguagem da luz no Teatro para pessoas com deficiência visual.

Referências

ALVES, J. A audiodescrição e as tecnologias da cena: o espetáculo teatral (re)visto pela palavra. In: ADERALDO, M. F. et al. (org.). Pesquisas teóricas e práticas aplicadas em audiodescrição. Natal: EDUFRN, 2016. p. 46-60. E-book.

ALVES, J. F.; CEREJEIRA, T. L. T. Visualidade e Audiodescrição: a cena teatral sob o ponto de vista da deficiência visual. Revistas Aspas, Campinas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v10i2p8-23

APPIA, A. A Obra de Arte Viva e outros textos. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16452: acessibilidade na comunicação: audiodescrição. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

CAMARGO, R. G. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FRANCO, E. P. C.; SILVA, M. C. C. C. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In: MOTTA, L. M. V. M; ROMEU FILHO, P. (org.). Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. p. 23-42.

FREIRE, P. A leitura do mundo precede a leitura das palavras. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

FRYER, L. An introduction to audio description: a practical guide. London: Routledge, 2016.

GALIZIA, L. R. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva, 1986.

HOLLAND, A. Audio Description in the Theatre and the Visual Arts: Images into Words. In: ANDERMANN, Gunilla; DIAZ-CINTAS, J.; Anderman, G. Audiovisual Translation: Language Transfer on Screen. New York: Palgrave Macmillan, 2009. p. 170-185.

MOTTA, L. M. V. M; ROMEU FILHO, P. Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

MOTTA, L. M. V. M. Audiodescrição na escola: abrindo caminhos para a leitura do mundo. Campinas: Pontes Editores, 2016.

NEVES, J. Imagens que se ouvem. Guia de audiodescrição. Lisboa: Instituto Politécnico de Leiria, 2011.

PINHEIRO, L. A. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e a voz-pensamento de um autista. Londrina: EDUEL, 2020.

ROUBINE, J. J. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

SASSAKI, R. K. Nada sobre nós, sem nós: da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, n. 58, p. 20-30, 2007.

SASSAKI, R. K. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p. 10-16, 2009.

SCHWARTZ, L. Através do prisma: a audiodescrição como provocação à percepção do espectador com deficiência visual. 2019. Dissertação (Mestrado em artes cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

SIMÕES, C. F. À luz da linguagem – A iluminação cênica: de instrumento da Visibilidade à “scriptura do visível” & outras poéticas da luz. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SNYDER, J. The Visual Made Verbal: A Comprehensive Training. Manual and Guide to the History and Applications of Audio Description. Washington, DC: American Council of the Blind, 2014.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

DOSSIÊ MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA

Como Citar

Motta, L. M. V. de M., Alves, J. F., & Figueiredo, L. M. de. (2024). A audiodescrição como mediação para estudar o papel da luz no teatro visual de Robert Wilson. Sala Preta, 23(2), 186-207. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p186-207