Interrogantes a cuatro manos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p77-95Palabras clave:
Bienal, Mediación artística, Juego, Arte afroindígenaResumen
Dos autoras, una estudiante recién graduada y su profesora de Artes Escénicas presentan y discuten experiencias de mediación artística en la 35.ª Bienal de São Paulo. Marcadas por el debate identitario que surge de la exposición, diferentes modalidades de mediación traen a colación desafíos de carácter educativo y estético. Se destacan como temas las expectativas de los mediadores, la relación entre la visita a la Bienal y el aprendizaje escolar, y los intentos dirigidos a la implicación corporal de los visitantes con relación a las obras.
Descargas
Referencias
BOAL, A. Jogos para Atores e Não Atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
BORJA-VILLEL, M. Seis momentos para um tempo outro. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (org.). 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível: Catálogo. São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. p. 20-27. Disponível em: https://tinyurl.com/2hx6274s. Acesso em: 20 mar. 2024.
LIMA, D. Diálogos ausentes e a curadoria como ferramenta de invisibilização das práticas artísticas contemporâneas afro-brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/5n9bphfm. Acesso em 18 mar. 2024.
PAULINO, Rosana; CARNEIRO, Sueli. Nós não temos um drama, temos uma luta para tocar. In: Fundação Bienal de São Paulo (org.). Antes de estar em mim já esteve nelas: publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível. São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/53k2kpkm. Acesso em: 20 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Ana Beatriz Cangussu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.