Interrogantes a cuatro manos

Autores/as

  • Maria Lucia de Souza Barros Pupo Universidade de São Paulo
  • Ana Beatriz Cangussu Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p77-95

Palabras clave:

Bienal, Mediación artística, Juego, Arte afroindígena

Resumen

Dos autoras, una estudiante recién graduada y su profesora de Artes Escénicas presentan y discuten experiencias de mediación artística en la 35.ª Bienal de São Paulo. Marcadas por el debate identitario que surge de la exposición, diferentes modalidades de mediación traen a colación desafíos de carácter educativo y estético. Se destacan como temas las expectativas de los mediadores, la relación entre la visita a la Bienal y el aprendizaje escolar, y los intentos dirigidos a la implicación corporal de los visitantes con relación a las obras.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Universidade de São Paulo

    Bolsista de Produtividade CNPq nível 1C, possui graduação em Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Études Théâtrales - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), além de ter efetuado pesquisa de pós-doutorado em Tétuan, Marrocos. Hoje é professora titular da Universidade de São Paulo e vem atuando tanto na área de licenciatura em Artes Cênicas quanto no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

  • Ana Beatriz Cangussu, Universidade de São Paulo

    Licenciada em Artes Cênicas pela ECA-USP é atualmente estudante do bacharelado na mesma instituição. Tem voltado seus estudos para o teatro popular brasileiro, para a pedagogia teatral e para as relações étnico-raciais. Integra a Endêmica Coletiva, grupo teatral atuante na cidade de São Paulo.

Referencias

BOAL, A. Jogos para Atores e Não Atores. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

BORJA-VILLEL, M. Seis momentos para um tempo outro. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (org.). 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível: Catálogo. São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. p. 20-27. Disponível em: https://tinyurl.com/2hx6274s. Acesso em: 20 mar. 2024.

LIMA, D. Diálogos ausentes e a curadoria como ferramenta de invisibilização das práticas artísticas contemporâneas afro-brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/5n9bphfm. Acesso em 18 mar. 2024.

PAULINO, Rosana; CARNEIRO, Sueli. Nós não temos um drama, temos uma luta para tocar. In: Fundação Bienal de São Paulo (org.). Antes de estar em mim já esteve nelas: publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo: coreografias do impossível. São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/53k2kpkm. Acesso em: 20 mar. 2024.

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

DOSSIÊ MEDIAÇÃO – ENTRE PÚBLICO, AÇÃO E CENA

Cómo citar

Pupo, M. L. de S. B., & Cangussu, A. B. (2024). Interrogantes a cuatro manos. Sala Preta, 23(2), 77-95. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v23i2p77-95