As fotografias de Lissovsky: o que farão enquanto não estivermos olhando para elas?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218324Palavras-chave:
Mauricio Lissovsky, fotografia, duplos, ontogêneseResumo
Feito originalmente para homenagear Mauricio Lissovsky, o texto se dedica a dois temas intricados. Primeiro, trata do último livro do autor, A fotografia e seus duplos; e, em seguida, discute como a ontogênese por ele proposta se constitui como um estudo histórico das formas fotográficas na perspectiva de seu devir. Trata-se, aqui, de homenagear o autor e, simultaneamente, destacar sua relevância como pensador original, fundamental nos estudos acerca da fotografia, no Brasil e no mundo.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BENJAMIN, W. As passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BENJAMIN, W. “A doutrina das semelhanças”. In: Obras Escolhidas I. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995a.
BENJAMIN, W. “A pequena história da fotografia”. In: Obras Escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1995b.
CADAVA, E. Words of light: theses on the photography of history. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
DELEUZE, G. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
FRADE. P. M. Figuras do espanto: fotografias antes de sua cultura. Porto: Edições Asa, 1992.
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LISSOVSKY, M. A fotografia e seus duplos. Rio de Janeiro: UFRJ/IDEA, 2023.
LISSOVSKY, M. O Ф da fotografia. Rio de Janeiro: UFRJ /IDEA, 2021.
LISSOVSKY, M. “Os falsos falsos #1”. Icônica, São Paulo, 2016.
LISSOVSKY, M. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
LISSOVSKY, M. “Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro”. Revista Facom, São Paulo, 2011a.
LISSOVSKY, M. “A fotografia e seus duplos I”. Icônica, São Paulo, 2011b. Disponivel em: https://www.iconica.com.br/site/series/a-fotografia-e-seus-duplos-1-2-3-e-4/. Acesso em: 4 mar. 2024.
LISSOVSKY, M. A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
LISSOVSKY, M. “O historiador visual e o dilema das borboletas”. Memória da eletricidade, Rio de Janeiro, 3 nov. 2020. Disponível em: https://www.memoriadaeletricidade.com.br/artigos/38337/o-historiador-visual-e-o-dilema-dasborboletas. Acesso em: 23 jun. 2023.
LISSOVSKY, M.; MEDEIROS, M. Ensaio e Fotografia | Campo ABERTO. [S. l.]: [S. n.], 2021. 1 vídeo (89 min). Publicado pelo canal Campo Aberto: conversas sobre o ensaio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YoF1QmIYCII. Acesso em: 20 out. 2023.
SANZ, C. L. “Invisibilidade e latência do tempo na fotografia”. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2009.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudia Linhares Sanz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.