Imagem/Tempo: por um método lissovskyano de pesquisa em fotografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221078Palavras-chave:
fotografia, história, método biográfico, método iconológico, LissovskyResumo
O que fazem, querem ou sonham as imagens? Desafiadoras indagações, pois não estamos diante de um campo de conhecimento fechado, mas numa arena a céu aberto, centrífuga e vertiginosa. É na leitura de sua história e de sua vertigem, do que foi, do que poderia ter sido e do que ainda será que a fotografia se revela. Em sua pesquisa, Mauricio Lissovsky coaduna duas metodologias, biográfica e iconológica. Contudo, constata-se que, da junção das partes, surge um método lissovskyano de análise de imagens fotográficas. Com embasamento teórico em sua extensa produção acadêmica, o que se propõe é o aprimoramento desse pensar metodológico sobre como entendê-las e como nos entender com as imagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Signatura Rerum. sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.
AGAMBEN, G. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.
BARTHES, R. A Câmara Clara. Notas sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BELTING, H. Antropología de la imagem. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.
BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas v.1).
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
BENJAMIN, W. The Arcades Project. Cambridge: Belknapp Press, 1999.
BREYTENBACH, B. Mandela’s Smile. Notes on South Africa. Harpers Magazine, New York, 2008. Disponível em: https://harpers.org/archive/2008/12/mandelas-smile/. Acesso em 10 jun. 2022.
CONTADOR, A. A noção de espera no contexto da experiência artística: “puxar o gatilho” vs. “recolher do chão”. Cadernos de Arte e Antropologia, Marseille, v. 5, n. 2, p. 11-17, 2017.
DIDI-HUBERMAN, G. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin: os cacos da história. São Paulo: n-1 edições, 2018.
LISSOVSKY, M. Pausas do Destino. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014a.
LISSOVSKY, M. A Máquina de Esperar. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
LISSOVSKY, M. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem? Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 305-322, 2014b.
LISSOVSKY, M. O elo perdido da fotografia. Revista Laika, São Paulo, v. 1, n. 1, 2012.
LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro. Revista FACOM, São Paulo, n. 23, p. 4-15, 2011.
LISSOVSKY, M. A Fotografia documental no limiar da experiência moderna. In: Encontro Anual da COMPÓS, XIV, 2005, Niterói. Anais […]. Niterói: UFF, 2005. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_855.pdf. Acesso em 26 jul. 2024.
LISSOVSKY, M. A Fotografia e a Pequena História de Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
LUCA, A. A Reportagem Fotográfica do Ano do World Press Photo 2021. “Habibi” documentou a fertilização in vitro de mulheres palestinas com essa prática, que já deu origem a 96 “bebês da liberdade”. MediaTalks, São Paulo, 2021. Disponível em: https://mediatalks.uol.com.br/2021/04/17/reportagem-fotografica-do-ano-mostrabebes-palestinos/ Acesso em: 4 jan. 2024.
MAUAD, A. M. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v. 12, n. 14, p. 33-48, 2016a.
MAUAD, A. M. Memórias em movimento: fotografia e engajamento, a trajetória de Claudia Ferreira 1980-2014. Revista História: Debates e Tendências, Passo Fundo, v. 16, n. 2, p. 271-290, 2016b.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? In: MITCHELL, W. J. T. What do pictures want?: the lives and loves of images. The University of Chicago Press, 2005, p. 28-56.
SANTIAGO JÚNIOR, F. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019.
SANTOS, P. S. A espera peculiar de Siegfried Kracauer. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 9, n. 32, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcela Chaves do Valle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.