Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439Palavras-chave:
Minissérie histórica, materialidade, presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIPResumo
O artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas da cultura digital
Downloads
Referências
BRAGA, José Luiz. Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi et al. (Orgs.) Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV Compós. Porto Alegre: Sulina, 2007.
CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo: Annablume; Fapesp; USCS, 2008.
DINIZ, Thais F. N; VIEIRA, André S. Intermidialidades e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012.
FURTADO, Beatriz. (2002). Imagens eletrônicas e paisagem urbana: intervenções espaço-temporais no mundo da vida cotidiana. Rio de Janeiro:Relume Dumará; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume, Dumará, 2002.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contratempo, 2001.
HUYSSEN, Andreas. (2000). Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
MENDES, João Maria. Introdução às intermedialidades. Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora,novembro de 2011, ISBN 978-972-9370-11-3. Disponível em:<http://www.repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/731/1/intermedialidades.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2013.
MÜLLER, Adalberto. Além da literatura, aquém do cinema? Considerações sobre a intermedialidade. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.
------------------------- O media turn alemão: introduções à teoria da mídia. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.
NASCIMENTO, Divino Lindria do. (2011, dezembro). Insanidade sobre os trilhos.Revista UFG, ano XIII, nº 11.Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/resenha_insanidade.pdf>. Acesso em : 25 de março de 2013.
WAJNMAN, Solange; TAVARES RODRIGUES, Mariana. (2012, maio/agosto). Construção material da midiatização. Famecos (online): mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 19, n. 2, PP.496-510, maio/ agosto, 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12326/8266Acesso em 15 de abril de 2013.
WAJNMAN, Solange. Paradoxos Pós-Modernos na Representação de Modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só Coração. Significação (UTP), v. 27, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Solange Wajnman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.