Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.81439Parole chiave:
Minissérie histórica, materialidade, presentificação do passadovice Reitoria de Pesquisa UNIPAbstract
O artigo investiga as maneiras pelas quais os objetos em Mad Maria - minissérie veiculada pela Rede Globo - são construídos de modo a criar uma memória sensorial. Identifica na linguagem audiovisual dos objetos de cenário e figurino o emprego de técnicas de presentificação do passado que atualizam aspectos da memória nacional e possibilitam uma experiência no âmbito da recepção. A partir da teoria da materialidade e da intermedialidade buscamos captar as práticas híbridas da cultura digital
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRAGA, José Luiz. Mediatização como processo interacional de referência. In: MÉDOLA, Ana Silvia Lopes Davi et al. (Orgs.) Imagem, visibilidade e cultura midiática. Livro da XV Compós. Porto Alegre: Sulina, 2007.
CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo: Annablume; Fapesp; USCS, 2008.
DINIZ, Thais F. N; VIEIRA, André S. Intermidialidades e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012.
FURTADO, Beatriz. (2002). Imagens eletrônicas e paisagem urbana: intervenções espaço-temporais no mundo da vida cotidiana. Rio de Janeiro:Relume Dumará; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume, Dumará, 2002.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contratempo, 2001.
HUYSSEN, Andreas. (2000). Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
MENDES, João Maria. Introdução às intermedialidades. Escola Superior de Teatro e Cinema, Amadora,novembro de 2011, ISBN 978-972-9370-11-3. Disponível em:<http://www.repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/731/1/intermedialidades.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2013.
MÜLLER, Adalberto. Além da literatura, aquém do cinema? Considerações sobre a intermedialidade. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.
------------------------- O media turn alemão: introduções à teoria da mídia. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre: Sulina, 2012.
NASCIMENTO, Divino Lindria do. (2011, dezembro). Insanidade sobre os trilhos.Revista UFG, ano XIII, nº 11.Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2011/arquivos_pdf/resenha_insanidade.pdf>. Acesso em : 25 de março de 2013.
WAJNMAN, Solange; TAVARES RODRIGUES, Mariana. (2012, maio/agosto). Construção material da midiatização. Famecos (online): mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 19, n. 2, PP.496-510, maio/ agosto, 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12326/8266Acesso em 15 de abril de 2013.
WAJNMAN, Solange. Paradoxos Pós-Modernos na Representação de Modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie Um só Coração. Significação (UTP), v. 27, 2007.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Solange Wajnman
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.