A Formação do Laço social na TV e em sites de redes sociais: as hashtags Saramandaia e Donaredonda no processo de conversação em rede
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83068Palavras-chave:
Teledramaturgia, Laço Social, Conversação em redeResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a configuração do laço social e do processo de conversação em sites de redes sociais, por meio da utilização das #saramandaia e #donaredonda no twitter. Foram analisadas as #saramandaia, postadas nos dias 27 e 28 de setembro de 2013 e #donaredonda, postadas de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2013. Pode-se então deduzir que assim como na televisão as hashtags analisadas formam um laço social, por constituírem uma conversão em rede.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 5.ed. Lisboa: Edições 70, 2010.
BOUÇAS, Cibelle. Em 2012, novela lidera discussões nas redes sociais. 2012, edição 727. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed727_em_2012_novela_lidera_discussoes_nas_redes_sociais>. Acesso em: 27 jun. 2014.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. UNESP: Imprensa Oficial, 1999.
DICIONÁRIO DA TV GLOBO, v. 1: programas de dramaturgia & entretenimento. Projeto Memória das Organizações Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
KOGUT, Patrícia. 'Em família' é o programa mais falado nas redes sociais. 2014. Disponível em: <http://kogut.oglobo.globo.com/noticias-da-tv/coluna/noticia/2014/06/em-familia-e-o-programa-mais-falado-nas-redes-sociais.html>. Acesso em: 27 jun. 2014.
LOPES, Maria Immacolata Vasallo de. Narrativas televisivas e Identidade Nacional: O
caso da telenovela brasileira. Congresso Anual em Ciência da Comunicação. Salvador: 2002. Disponível em http://reposcom.portcom.intercom.org.br. Acesso em 20/03/2014.
MAZZIOTTI, Nora. La industria de la telenovela: la producción de ficción em América Latina. Buenos Aires: Piados, 1996.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no século XX: o espírito do tempo. 9.ed. Rio de Janeiro: Forence Universitária, 1997.
RAMOS, José Mário Ortiz; BORELLI, Silvia Helena Simões. A telenovela diária. In: ORTIZ, Renato; BORELLI, Silvia Helena Simões; RAMOS, José Mário Ortiz. Telenovela: história e produção. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola/SC, 2002.
STRAUBHAAR, Joseph. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo: Loyola, 2004.
WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Mario Abel Bressan Junior, Cristiane Costa Finger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.