Picture ahead: Kodak and the construction of the tourist-photographer

Authors

  • Lila Foster Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.137654

Keywords:

amateur photography, tourism, visual culture, apparatus, Kodak.

Abstract

Picture ahead: a Kodak e a construção do turista fotógrafo investigates the history of visual culture in the 20th century by considering the constitution of an imaginary that has linked amateur photography and tourism. Kodak company was central in promoting such imagery through advertisements and intense marketing campaigns, establishing modes of production and consumption of the photographic image. Anchored in the concept of apparatus, the book makes explicit the many ways the company portrayed the tourist photographer without abandoning references from different sources and contemporary visual culture.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Lila Foster, Universidade de São Paulo

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), mestre em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (PPGIS) e formada em Filosofia (2005) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP). Articulando pesquisa histórica e preservação audiovisual, o seu trabalho concentra-se no levantamento
    da produção amadora e de filmes domésticos no Brasil. Trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira e, no primeiro semestre de 2010, participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam), sob a orientação de Paolo Cherchi Usai. Desde 2010, organiza o Dia do Filme Caseiro e atua como curadora do eixo histórico no Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba.

References

AQUINO, L. Picture ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo. São Paulo: Edição do Autor, 2016.

BLANK, T. C. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BOSI, M. M. Filmes de família e construção de lugares de memória: estudo de um material Super-8 rodado em Fortaleza e de sua retomada em Supermemórias. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.

BRASIL, A. C.; MIGLIORIN, C. A. “Biopolítica do amador: generalização de uma prática, limites de um conceito”. Revista Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, n. 20, p. 84-94, dez. 2010.

DIOGO, L. A. Vídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

FELDMAN, I. “A ascensão do amador: ‘Pacific’ entre o naufrágio da intimidade e os novos regimes de visibilidade”. Ciberlegenda: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, n. 26, p. 179-190, jan./jun. 2012.

FOSTER, L. S. Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959). Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PENNEY, P. P. “Narrativas de uma viagem permanente: a produção fílmica de Herbert Duschenes”. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 43, n. 45, p. 167-186, ago. 2016.

PEREIRA, A. M. Lentes da memória: a descoberta da fotografia de Alberto Sampaio (1833-1930). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016.

POLYDORO, F. S. Vídeos amadores de acontecimentos: realismo, evidência e política na cultura visual contemporânea. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Published

2017-12-19

How to Cite

Foster, L. (2017). Picture ahead: Kodak and the construction of the tourist-photographer. Significação: Journal of Audiovisual Culture, 44(48), 230-237. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.137654