Picture ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.137654Parole chiave:
fotografia amadora, turismo, cultura visual, dispositivo, Kodak.Abstract
Picture ahead: a Kodak e a construção do turista fotógrafo realiza uma incursão pela história da cultura visual do século XX tendo como perspectiva a constituição de um imaginário que uniu fotografia amadora e turismo. Como mediadora dessa inter-relação estava a Kodak, empresa que, através da publicidade e de campanhas de marketing, fomentou modos de produção e consumo da imagem fotográfica. Ancorado no conceito de dispositivo, o livro explicita o modo como a empresa agenciou diversos imaginários sobre o turista-fotógrafo sem abandonar a referência a fontes diversas e a cultura visual contemporânea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AQUINO, L. Picture ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo. São Paulo: Edição do Autor, 2016.
BLANK, T. C. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
BOSI, M. M. Filmes de família e construção de lugares de memória: estudo de um material Super-8 rodado em Fortaleza e de sua retomada em Supermemórias. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
BRASIL, A. C.; MIGLIORIN, C. A. “Biopolítica do amador: generalização de uma prática, limites de um conceito”. Revista Galáxia: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, São Paulo, n. 20, p. 84-94, dez. 2010.
DIOGO, L. A. Vídeos de família: entre os baús do passado e as telas do presente. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
FELDMAN, I. “A ascensão do amador: ‘Pacific’ entre o naufrágio da intimidade e os novos regimes de visibilidade”. Ciberlegenda: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, n. 26, p. 179-190, jan./jun. 2012.
FOSTER, L. S. Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959). Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
PENNEY, P. P. “Narrativas de uma viagem permanente: a produção fílmica de Herbert Duschenes”. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 43, n. 45, p. 167-186, ago. 2016.
PEREIRA, A. M. Lentes da memória: a descoberta da fotografia de Alberto Sampaio (1833-1930). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016.
POLYDORO, F. S. Vídeos amadores de acontecimentos: realismo, evidência e política na cultura visual contemporânea. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Lila Foster
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.