Cabaret Mineiro: o cinema sertanejo de Carlos Prates

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.181505

Palabras clave:

Carlos Prates, Cinema sertanejo, Cabaret Mineiro, Literatura

Resumen

Este ensaio visita a obra do cineasta mineiro Carlos Alberto Prates Correia, focando especialmente no seu filme mais emblemático, Cabaret Mineiro (1980). O argumento apresentado é que Prates construiu, ao longo de sua carreira, um cinema sertanejo, caracterizado pela confluência de elementos folclóricos, musicais e estéticos próprios do modo de vida do norte de Minas Gerais. Prates também parece aprofundar a adaptação da literatura para o cinema por meio de um diálogo denso com o universo mítico de João Guimarães Rosa.

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Biografía del autor/a

  • Branco Di Fátima, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia

    Jornalista e escritor. Doutor em Ciências da Comunicação pelo Instituto Universitártio de Lisboa. Membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES).

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Publicado

2022-02-04

Cómo citar

Fátima, B. D. (2022). Cabaret Mineiro: o cinema sertanejo de Carlos Prates. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 280-294. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.181505