Cabaret Mineiro: o cinema sertanejo de Carlos Prates
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.181505Palavras-chave:
Carlos Prates, Cinema sertanejo, Cabaret Mineiro, LiteraturaResumo
Este ensaio visita a obra do cineasta mineiro Carlos Alberto Prates Correia, focando especialmente no seu filme mais emblemático, Cabaret Mineiro (1980). O argumento apresentado é que Prates construiu, ao longo de sua carreira, um cinema sertanejo, caracterizado pela confluência de elementos folclóricos, musicais e estéticos próprios do modo de vida do norte de Minas Gerais. Prates também parece aprofundar a adaptação da literatura para o cinema por meio de um diálogo denso com o universo mítico de João Guimarães Rosa.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. D. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BERNARDET, J. “A crise do cinema brasileiro e o plano Collor”. Folha de S.Paulo, São Paulo, ano 70, n. 22.533, p. 3, 23 jun. 1990. Disponível em: https://bit.ly/3nrllEP. Acesso em: 13 set. 2021.
BERNARDET, J. Uma atitude lúdica. Cinema de Prazer de Carlos Alberto Prates Correia, [S. l.], c2013. Disponível em: https://bit.ly/3e8iz2r. Acesso em: 20 dez. 2020.
DIB, A. Abraccine organiza ranking dos 100 melhores filmes brasileiros. Abraccine, [s. l.], 27 nov. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3ed7Sf7. Acesso em: 18 dez. 2020.
GARDNIER, R. “Crioulo Doido (1970)”. Contracampo, São Paulo, n. 30, 2010.
HISTÓRIA permanente do cinema | Cabaret Mineiro de Carlos Alberto Prates Correia. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (1h 32min 05s). Publicado pelo canal Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado. Disponível em: https://bit.ly/3zcf0ze. Acesso em: 27 abr. 2021.
IKEDA, M. “Para além da mineirice: a natureza no cinema de Carlos Alberto Prates Correia”. In: Catálogo da Mostra do Filme Livre. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil; Ministério da Cultura, 2013. p. 26.
LEITE NETO, A. “O que fazer com Prates Correia, 1986”. In: CD Livreto de Carlos Prates. São Paulo: Editora do Autor, 2008. p. 1-4.
LEITE, R. G. “Perdida – dossiê crítico”. Filme Cultura, Rio de Janeiro, n. 29, p. 25-33, 1978.
MARINHO, M. G. S. M. C. “Cabaret mineiro: lirismo e transgressão no ocaso da ditadura”. In: MAIA, G.; ZAVALA, L. (org.). Cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 453-467.
MESQUITA, C.; SABINO, F.; FONSECA, J. “Entrevista Carlos Prates”. Forumdoc.bh – 12º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Belo Horizonte, 2008. p. 145-150.
MOURA, R. “Andar aí no seu gramado”. O Pasquim, Rio de Janeiro, n. 615, p. 25, 1981.
MOURA, T. História de Otávio Augusto Pinto de Moura (Tavinho Moura). Museu da Pessoa, [S. l.], 12 dez. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3uaSPrM. Acesso em: 20 dez. 2020.
ORMOND, A. Perdida. Blog Estranho Encontro, [S. l.], 7 set. 2008. Disponível em: https://bit.ly/2Siu4fb. Acesso em: 9 jan. 2021.
PAIVA FILHO, A. “A marujada surreal, safada e alterosa do capitão Prates”. Sombras Elétricas, Niterói, n. 1, 2003. Disponível em: https://bit.ly/3tBx1Gl. Acesso em: 9 jan. 2021.
RANGEL, M. “A rua de baixo: análise do filme Cabaret Mineiro, de Carlos Alberto Prates Correia”. Revista Balalaica, São Paulo, n. 1, p. 64-78, 1997.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SERRA, C.; IKEDA, M. “Entrevista”. In: Catálogo da Mostra do Filme Livre. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2013. p. 35-47.
SIQUEIRA, S. “Cabaret Mineiro (review)”. Framework: The Journal of Cinema and Media, New York, n. 28, 1985.
SIQUEIRA, S. “O diabo na rua, no meio do redemoinho…” In: Catálogo da Retrospectiva Prates Correia. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2002. p. 1.
TRIONFERA, C. “Uma jóia brasileira com acentos trágicos e ecos emblemáticos”. Cinema de Prazer de Carlos Alberto Prates Correia, [s. l.], c2013. Disponível em: https://bit.ly/2QMAxyn. Acesso em: 9 jan. 2021.
Referências audiovisuais
CABARET Mineiro. Carlos Prates, Brasil, 1980.
CRIOULO Doido. Carlos Prates, Brasil, 1970.
MINAS-TEXAS. Carlos Prates, Brasil, 1989.
PERDIDA. Carlos Prates, Brasil, 1975.
CABARET Mineiro. [Compositor]: Tavinho Moura. São Paulo: EMI-Odeon, 1981. 1 CD (31 min).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Branco Di Fátima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.