O retorno de Khulekani Khumalo, cativo de zumbis: impostura, lei, e paradoxos da noção de pessoa na África do Sul pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.90737Palabras clave:
pós-colonialismo, pessoa, identidade, falso duploResumen
O que poderiam impostores nos dizer sobre a noção de pessoa em tempos “pós-coloniais”? O que a impostura nos diz sobre os meios de produzir individualidade, identidade, viabilidade social? Se a figura do falso duplo há tempos assombra noções ocidentais de pessoa, em tempos de Modernidade tardia imposturas de diversos tipos se tornam cada vez mais intrigantes. Na África do Sul pós- apartheid, onde sequestro de identidade, plágio, falsificação, ou mesmo crimes falsos acontecem cotidianamente, a impostura é especialmente comum. Discutindo um célebre caso nacional – o alegado “retorno” de um famoso músico Zulu que havia morrido três anos antes – esse artigo explora o que tais atos de impostura podem nos dizer sobre autoconstrução pós-colonial, sobre a noção de pessoa sob condições sociais contemporâneas, e sobre as dificuldades criadas por tudo isso para a Lei, a evidência, e o sentido de reconhecimento.
Descargas
Referencias
BRECKENRIDGE, K. “The Biometric State: The promise and perils of digital government in the New South Africa”. Journal of Southern African Studies, Londres, v. 31, n. 2, abr.-jul. 2005.
CHATTERJEE, P. A Princely Imposter?: the Kumar of Bhawal and the secret history of indian nationalism. Princeton: Princeton University Press, 2002.
COMAROFF, J. and COMAROFF, J. L. "Alien-Nation: Zombies, immigrants, and millennial capitalism”. CODESRIA Bulletin. Dakar, n. 3/4, 1999. (Também publicado em: The South Atlantic Quarterly, ed. especial, Saurabh Dube (ed.), Enduring Enchantments, Durham&Londres, v. 101, n. 4, Outono 2002.)
_______. “Law and Disorder in the Postcolony: An Introduction”. In: Law and Disorder in the Postcolony. (ed.) Comaroff, J. e Comaroff, J. L. Chicago: University of Chicago Press, 2006.
COPLAN, D. “Sounds of the ‘Third Way’: Identity and the African renaissance in contemporary South African popular traditional music”. Black Music Research Journal, Chicago, v. 21, n. 1, mar.-mai. 2001.
DAVIS, N. Z. The Return of Martin Guerre. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1983.
______. “On the Lame”. American Historical Review, Washington, v. 93, n. 3, 1988.
DE VIENNE, P. Le Philosophe de Court. Lyon: Jean de Tournes, 1547.
DUMAS, A. The Two Dianas. Boston: Estes & Lauriat, 1896. [Primeira edição francesa, 1846.]
FIELDS, K. E. Revival and Rebellion in Colonial Central Africa. Princeton: Princeton University Press, 1985.
GALGUT, D. The Impostor. Johannesburg: Penguin Books, 2008.
GRAEBER, D. “The Sword, the Sponge, and the Paradox of Performativity: Some observations on fate, luck, financial chicanery, and the limits of human knowledge”. Social Analysis, Biggleswade, v. 56, n. 1, mar.-mai. 2012.
GREENBLATT, S. Renaissance Self-Fashioning: From More to Shakespeare. Chicago, University of Chicago Press, 2005.
OLSEN, K. Musical Characterizations of Transformation: an exploration of social and political trajectories in contemporary maskanda. Tese (Doutorado) – Universidade de KwaZulu-Natal, Durban, 2009.
PIOT, C. Nostalgia for the Future: West Africa after the cold war. Chicago: University of Chicago Press, 2010.
POSNER, R. The Little Book of Plagiarism. New York: Pantheon Books, 1980. SCHWARTZ, H. The Culture of the Copy: striking likenesses, unreasonable facsimiles. Cambridge, MA: MIT Press, 1996.
VLADISLAVIC, I. The Exploded View. Johannesburg: Random House, 2004.
WHITE, H. “Ritual Haunts: The timing of estrangement in a post-apartheid countryside”. In: Producing African Futures: ritual and reproduction in a neoliberal age. (ed.) Brad Weiss. Leiden and Boston: Brill, 2004.
______. “Spirit and Society: In defence of a critical anthropology of religious life”. Anthropology Southern Africa, Grahamstown, v. 36, n. 3-4, ago.-dez. 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 John Comaroff, Jean Comaroff
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.