O corpo e a voz no cinema contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.120992Parole chiave:
cinema contemporâneo, voz, corpo, JonzeAbstract
A partir de um diálogo entre as teorias do dispositivo cinematográfico e a psicanálise, propomos pensar as antinomias corpo/voz; visível/invisível; homem/máquina no filme Her (Ela, 2013), de Spike Jonze. Buscaremos investigar a correspondência entre corpo e voz na obra, ao problematizarmos a presença da voz e a ausência do corpo de Samantha no campo filmado. Uma nova dialética entre o visível e o invisível se estabelece em Her, fazendo com que imagem e voz funcionem sob outra economia. Interessa-nos, enfim, considerar a oposição homem/máquina no filme de Jonze, cujas fronteiras se indeterminam e se confundem, uma vez que amar deixa de ser uma capacidade exclusivamente humana.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AUMONT, J. Du visage au cinéma. Paris: Ed. Cahiers du cinéma, 1997.
BOLOGNA, C. “Voz” (verbete). In: BOLOGNA, C. Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987.
CHION, M. El Sonido: música, Cine, Literatura. Barcelona: Paidós, 1998.
DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2009.
DOANE, M-A. “A voz do cinema: a articulação entre corpo e espaço”. In: XAVIER, I. (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
GAS, G. Her. Courte-Focale.fr: Grand Angle sur le Cinéma (2014). Disponível online em: <http://www.courte-focale.fr/cinema/critiques/her-spike-jonze/>. Acesso em 06 fev. 2016.
HARAWAY, D. “Manifesto Ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX” In. HARAWAY, D.; KUNZRU, H.; TADEU, T. Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
MOISÉS, M. “O ponto de vista”. In: MOISÉS, M. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 2002.
MONDZAIN, M-J. (org). Voir Ensemble: autour de Jean-Toussaint Desanti. Col. l'exception, réfléchir le cinéma. Paris: Galimard, 2003.
_______. Homo Spectator. Paris: Bayard, 2007.
_______. Images: (à suivre). De la poursuite au cinéma et ailleurs. Paris: Bayard, 2011.
_______. “A Imagem entre proveniência e destinação”. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a Imagem. São Paulo: Autêntica, 2015.
MORIN, E. Le cinéma ou l'homme imaginaire. Paris: Les éditions de minuit, 1956.
MULVEY, L. “Prazer Visual e Cinema Narrativo”. In: XAVIER, I. (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
ROSENMULLER, S. The Person from Arendt's Perspective. Hannah Arendt's Center (2012). Disponível online em: <http://www.hannaharendtcenter.org/?tag=stefanie-rosenmuller>. Acesso em 06 jun. 2015.
SIBILIA, P. “Rumo à imortalidade e à virtualidade: A construção científico-tecnológica do homem pós-orgânico”. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001. Disponível online em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP8SIBILIA.PDF>. Acesso em 17 fev. 2016.
VERNET, M. Figures de l'absence de l'invisible au cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1988.
XAVIER, I. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Referências Audiovisuais
A.I. (Inteligência Artificial). Steven Spielberg, EUA, 2001.
ADAPTATION (Adaptação). Spike Jonze, EUA, 2002.
BEING John Malkovich (Quem quer ser John Malkovich). Spike Jonze, EUA, 1999.
BICENTENNIAL Man (O Homem bicentenário). Chris Columbus, EUA, 1999.
BLADE Runner (Blade Runner, o caçador de androides). Ridley Scott, EUA, 1982.
I, Robot (Eu, Robô). Alex Proyas, EUA, 2004.
LOST in translation (Encontros e Desencontros). Sofia Coppola, EUA, 2003.
METROPOLIS (Metrópolis). Fritz Lang, Alemanha, 1927.
ROBOCOP (Robocop). Paul Verhoeven, EUA, 1987.
STAR Wars (Guerra nas Estrelas). Criador: George Lucas, 1977.
WHERE the wild things are (Onde vivem os monstros). Spike Jonze, EUA, 2009.
WIZARD of Oz (O Mágico de Oz). Victor Flemming, EUA, 1939.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Henrique Codato
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.