Corpos, raça e classe: confrontamentos do espaço urbano em Aquarius

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.180967

Parole chiave:

Poder, Estereótipo, Raça, Kleber Mendonça Filho, Cinema brasileiro

Abstract

O que as representações cinematográficas do corpo negro em espaços urbanos podem significar? Partindo dessa questão, este artigo analisa cenas do filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, em uma perspectiva de abordagem racializada das relações de poder. A análise apoia-se nos conceitos de estereótipo. Pretende-se refletir sobre a presença dos corpos negros que aparecem como uma ausência no espaço urbano, uma ausência, porém, capaz de produzir outras subjetividades, que possam oferecer um contraponto às estereotipias raciais.

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Biografie autore

  • Luís Henrique Marques Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

  • Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

    Professor titular do Departamento de Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB.

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Pubblicato

2022-02-04

Come citare

Ribeiro, L. H. M., & Mousinho, L. A. (2022). Corpos, raça e classe: confrontamentos do espaço urbano em Aquarius. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 330-349. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.180967