Eisenstein multimídia: uma transposição de meios

Autori

  • Cauê Ueda Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Fernando Scavone Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.184176

Parole chiave:

Arlindo Machado, Sergei Eisenstein, Montagem, CD-ROM, Multimídia

Abstract

Este artigo analisa a transposição do primeiro livro escrito por Arlindo Machado, Eisenstein: geometria do êxtase (1982) para o formato de CD-ROM, explorando os recursos das mídias digitais a partir de elementos estéticos derivados do Construtivismo Russo e demais elementos de linguagem do cinema de Sergei Eisenstein. O desdobramento desse trabalho de pesquisa de Arlindo, realizado em pesquisa colaborativa, pode ampliar os caminhos na busca por novas tecnologias.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Cauê Ueda, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

  • Fernando Scavone, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

  • Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes, Universidade de São Paulo

    Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.

Riferimenti bibliografici

BULGAKOWA, O. “Eisenstein, A casa de vidro e o livro esférico”. Arte e ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, n. 31, p. 108-125, 2016.

DENSER, M. T. O pensamento gráfico no cinema: a construção e a representação da imagem cinematográfica. 2008. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990a.

EISENSTEIN, S. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990b.

LAURENTIZ, S. Imagens animadas. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.

MACHADO, A. Eisenstein: geometria do êxtase. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MACHADO, A. Eisenstein multimídia. São Paulo, 1993.

MORAES, M. F. R. L. A fotografia do conflito: uma parceria entre Sergei Eisenstein e Eduard Tissé. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

STERLING, B. “The Dead Media Manifesto”. Alamut, London, 1998. Disponível em: https://bit.ly/3yCe6xw. Acesso em: 12 fev. 2021.

Referências audiovisuais

ALEKSANDR Nevsky (Alexander Nevsky). Sergei Eisenstein, URSS, 1938.

BRONENOSETS Potemkin (Encouraçado Potemkin). Sergei Eisenstein, URSS, 1925.

IVAN Groznyy (Ivan, o Terrível). Sergei Eisenstein, URSS, 1944.

IVAN Groznyy. Skaz vtoroy: Boyarskiy zagovor (Ivan, o Terrível – parte II). Sergei Eisenstein, URSS, 1945.

Pubblicato

2022-02-04

Come citare

Ueda, C., Scavone, F., & Moraes, M. F. R. de L. (2022). Eisenstein multimídia: uma transposição de meios. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 61-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.184176