Sonhos das janelas do século XIX: quando as fotografias eram uma ideia de futuro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218257Parole chiave:
fotografia, futuro, modernidade, experiência históricaAbstract
Em uma formulação muito própria, Walter Benjamin viu na fotografia a presença de futuros passados. A fotografia, nesse sentido, aninha um futuro que só encontraremos depois, quando pudermos lê-lo com os olhos atualizados de outro presente. Partimos de fotografias e escritos dos primeiros inventores e entusiastas da fotografia para investigar pistas de futuro por eles deixadas. Nesse trajeto, nos deparamos com muitas janelas e as identificamos como local privilegiado dos experimentos e como metáfora para uma fotografia que estava por vir. Recuperando algumas janelas do século XIX, encontramos discursos a respeito do futuro e da reconfiguração das maneiras de sentir e viver o tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
ARAGO, D. F. Relatório. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
BATCHEN, G. Arder em deseos. La Concepción de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.
BENJAMIN, W. Onirokitsch: Glosa sobre o surrealismo. Revista USP. São Paulo, n. 33, março-maio, 1997.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. 3 v.
BRIZUELA, N. Fotografia e império: paisagens para um Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras; IMS, 2012.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DAGUERRE, L. J. M. Daguerreótipo. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
EASTLAKE, L. E. Fotografia. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
FERREIRA, D. F. Narrando viagens e invenções. Hercule Florence: amigo das artes na periferia do capitalismo. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 153-196, jul-dez 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/SVyZrhyxJFwzYSn8VLbxv7k/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 24 out. 2023.
GUNNING, Tom. ‘Animated pictures’: tales of cinema's forgotten future, after 100 films. In: GLEDHILL, C.; WILLIAMS, L. Reinventing Film Studies. London: Arnold, 2000.
JORNAL DO COMMERCIO. Sexta-feira, 17 de janeiro de 1840, n. 15. Notícias Científicas, Fotografia. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=364568_03&pagfis=57. Acesso em: 25 out. 2023.
KOSSOY, B. A descoberta isolada da fotografia no Brasil. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da USP, 2020.
LISSOVSKY, M. Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro. Revista de Comunicação e Marketing da FAAP, n. 23, 1º semestre de 2011, p. 5-15.
LISSOVSKY, M. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.
NIÉPCE, J. N. Acerca da Heliografia. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
POE, E. A. O Daguerreótipo. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
RODRÍGUEZ, J. A. Apresentação. Hercule Florence: Contra a História Opulenta. In: KOSSOY, B. A descoberta isolada da fotografia no Brasil. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da USP, 2020.
SANZ, C. L. Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. 2010. 224 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Rio de Janeiro, 2010.
SIEGEL, S. (Ed.). First exposures: Writings from the beginning of photography. Los Angeles: Getty Museum, 2017.
SUGIMOTO, H. Parando o tempo. Zum, Revista de fotografia, n. 16, abr. 2019.
TALBOT, W. H. F. Breve Esboço Histórico da Invenção da Arte. In: TRACHTENBERG, A. (org.). Ensaios sobre fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
TISSANDIER, G. Les merveilles de la photographie. Bibliothèque des merveilles. Paris: Libraire Hachette et cie, 1974. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k64587896.texteImage. Acesso em: 25 out. 2023.
TURAZZI, M. I. O Oriental-Hydrograph e a fotografia. A primeira expedição ao redor do mundo com uma “arte ao alcance de todos” (1839-1849). Montevideo: CdF, 2019.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Fabiane de Souza
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.