Atrações e prazeres visuais em um pornô feminino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.89868Parole chiave:
Pornografia, Atrações, Estudos de gêneroAbstract
Este artigo correlaciona os conceitos de excesso e atrações como estratégicos para refletir sobre processos de engajamento e afetação no campo da pornografia que desestabilizam morais tradicionais em direção a uma política de gêneros. Nesse sentido, mobiliza-se uma lógica de excesso de atrações que estabelece um jogo ambivalente de recusa e adesão aos códigos genéricos mais básicos da pornografia. Os argumentos são empreendidos a partir da análise de Dirty Diaries, um projeto declaradamente associado ao campo da pornografia feminista empreendido com apoio do Swedish Film Institut.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Nuno Cesar. O olhar pornô: a representação do obsceno no cinema e no vídeo. Campinas: Mercado das letras, 1996.
ATTWOOD, F. ‘No Money Shot? Commerce, Pornography and New Sex Taste Cultures’. In. Sexualities, vol 10 (4): 441-456, 2007.
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática. Orientador: Prof. Dr. João Luiz Vieira. Tese (Doutorado), Universidade Federal Fluminense, Curso de Pós-Graduação em Comunicação, 2007.
_______________. Evidência invisível – BlowJob, vanguarda, documentário e pornografia. In. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, Vol. 18, No 2 (2011).
BUKATMAN, Scott. Spectacle, attractions and visual pleasure. In. STRAUVEN, Wanda (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press, 2006.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira, 2003.
DEL RÍO, Elena. Deleuze and the cinemas of performance. Powers of affection. Edinburg: Edinburg University Press, 2012.
DENNIS, Kelly. Art/Porn. A history of seeing and touching. Oxford/NY, Berg, 2009.
VIEIRA Jr, Erly. Marcas de um realismo sensório no cinema contemporâneo. Tese de Doutorado (Orientador: Denilson Lopes). ECO - Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRJ, 2012
FOUCAULT. Michel. História da Sexualidade 1. A Vontade do Saber. Rio de Janeiro, Graal, 1979.
GUNNING, Tom. The cinema of attractions: early film, its spectator and the avant-garde. In. STRAUVEN, Wanda (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press, 2006.
____________. Attractions: how they came into the world. In. STRAUVEN, Wanda (org). Cinema of attractions reloaded. Amsterdam University Press, 2006.
HUNT, Lynn A. Invenção da Pornografia. Ed. Hedra, 1999.
JANCOVICH, Mark. Naked Ambitions: Pornography, Taste and the Problem of the Middlebrow. In. Scope, 2001.
KENDRICK, Walter. The Secret Museum. Pornography in modern culture. Berkely, University of California Press, 1996.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações – comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2001, 2ª ed.
MARKS, Laura. The Skin of Film. Durham, Duke University Press, 2000.
MELENDEZ, Franklin. Video Pornography, Visual Pleasure and the return of the sublime. In. WILLIAMS, Linda (org). Porn Studies. Duke University Press, 2004.
MULVEY, Laura. Visual and other pleasures: language, discourse, society. Londres, MacMillan, 1989.
NICHOLS, Bill. Pornography, ethnography and the discourses of power. In. Representing Reality. Bloomington, Indianapolis, Indiana University Press, 1991.
PAASONEN, Sussana. Labors of love: netporn, Web 2.0 and the meanings of amateurism. In. New Media & society, 12(8) 1297–1312, 2010.
PRECIADO, Beatriz. Manifiesto Contra-sexual, Editorial Ópera Prima, Madrid, 2002
RYBERG, Ingrid. Imagining Safe Space. The Politics of Queer, Feminist and Lesbian Pornography. Stockholm University Library/Acta Universitatis Stockholmiensis, 2012
ROUNTHWAITE, Adair. From This Body to Yours: Porn, Affect, and Performance Art Documentation. In. Camera Obscura Volume 26, Number 3(78) p.63-93, 2011
SABO, Anne G. After Pornified. How women are transforming pornography and why it really matters. Zero Books, 2012
SINGER, Ben. Melodrama and modernity. Early Sensational Cinema and Its contexts. New York, Columbia University Press, 2001.
SONTAG, Susan. A imaginação pornográfica. In: A vontade radical. Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 1987.
STÜTTGEN, Tim. Post/Porn/Politics. Queer_feminist Perspective on the Politcs of Porn Performance and Sex-Work as Cultural Production. B_Books, Berlim, 2009.
THOMPSON, Kristin. The concept of cinematic excess. In: BAUDRY, Leo. e COHEN, Marshall (org). Film Theory and criticism. NY/Oxford, Oxford Universty Press, 2004.
WILLIAMS, Linda. Hard Core. Power, pleasure and the frenzy of the visible. University of California Press, 1999
_____________. (org). Porn Studies. Duke University Press, 2004.
_____________. Film Bodies: gender, genre and excess. In. BRAUDY, Leo e COHEN, Marshall (eds). Film Theory and criticism. Oxford University Press, 2004b
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Mariana Baltar
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.