Em torno da ilusão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.97357Parole chiave:
documentário, ilusão, realidade, interação, éticaAbstract
Conjecturas sobre ilusão e realidade, tentando entender como a linguagem do cinema, baseada na ilusão do movimento e nos artifícios da montagem, pôde ser considerada capaz de reproduzir a realidade ou mesmo de dar impressão de realidade. O impulso do documentarista contradiz a dificuldade que temos de agir em função do que observamos. Paradoxos se acumulam e exacerbam quando a magia da imagem em movimento é associada ao seu valor de testemunho ou documental. A partir do reconhecimento do carárter intrinsecamente ilusório da linguagem cinematográfica, a interseção entre ficção e documentário se amplia, levando ao um cinema baseado na interação, no qual o compromisso ético do documentarista passa a ocupar lugar central.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BURCH, Noel. La lucarne de l’infini – Naissance du langage cinématographique. France: Nathan, 1991.
CODÁ, Fernando, citado por SALLES, João Moreira. “Senhor dos aneis”. piauí, dez. 2013.
ELIOT, T.S. Four Quartets: Burnt Norto.
FELDMAN, Noah. http://www.bloombergview.com/articles/2015-03-16/robert-durst-s-confession-is-inadmissible . Consulta feita em 26 març 2015.
FRETTS, Bruce. “Director of Durst Film Says He Is ‘Relieved’ About Arrest”. The New York Times, 16 mar. 2015.
GOMES, Paulo Emílio Sales. “Uma situação colonial?”. O Estado de S.Paulo, Suplemento Literário, 19 nov 1960. Republicado em GOMES, Paulo Emílio Sales, Crítica de cinema no Suplemento Literário – volume II. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1981. p.286.
GOMES, Paulo Emílio Sales. “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento”. Argumento, São Paulo, nº 1, outubro de 1973. Republicado em Cinema:trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1980. p.75
KIESLOWSKI, Krzysztof; STOK, Danusia. Kieslowski on Kieslovski. London: Faber and Faber, 1993.
MAHLER, Jonathan. “Irresistible TV, but Durst Film Tests Ethics Too”. The New York Times, 17 mar. 2015.
MARKER, Chris. “Lettre de Sebérie”. In. Commentaires. Paris, Les Éditions du Seuil, 1961. p. 43
METZ, Christian. Essais sur la signification au cinéma. Paris: Éditions Klincksieck, 1968.
MICHELSON, Annette, “Dr. Crase and Mr. Clair”, October, vol. 11, (Winter, 1979), The MIT Press.
RISTOW, Fabiano. “De padre a palhaço em 50 anos”. O Globo, Segundo Caderno, 9 mar. 2015, p.1.
ROSSET, Clément. O real e seu duplo – Ensaio sobre a ilusão – 2ª ed., revista. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, , 2008.
VERTOV, Dziga. Kino-Eye The Writings of Dziga Vertov. MICHELSON, Annette (ed. and intro.). Berkeley: University of California Press, 1984.
ZACKS, Jeffrey M. Flicker – Your Brain on Movies. New York: Oxford University Press, 2015.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Eduardo Escorel
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.