Entre autorretrato e selfie: um estudo da performance em fotografias de si
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.221084Palavras-chave:
autorretrato, selfie, performance, fotografiaResumo
Este artigo analisa as categorias de autorretrato e selfie para compreender as problemáticas espaço-temporais presentes no pensamento de Mauricio Lissovsky que envolvem a construção da imagem de si. Pela chave da performance, busca-se compreender a historicidade dos autorretratos até o fenômeno das selfies e apontar maneiras diferenciadas por meio das quais os corpos compõem relatos de si, com intencionalidades e sentidos próprios que configuram modos diversos de encarar o espaço e tempo nas experiências fotográficas. Apesar de apresentarem as matrizes do gênero, os autorretratos sélficos trazem especificidades em sua performance, o gesto como modo de instaurar o espaço-tempo fotográfico.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Notas sobre o gesto. Artefilosofia, Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 9-14, 2008.
AQUINO, L. Picture ahead: a Kodak e a construção do turista-fotógrafo. São Paulo: Edição do Autor, 2016.
BATCHEN, G. Each wild idea: writing, photography, history. Cambridge: MIT Press, 2002.
BELDEN-ADAMS, K. Locating the selfie within photography’s history – and beyond. In: ECKEL, J.; RUCHATZ, J.; WIRTH, S. (eds.). Exploring the selfie: historical, theoretical, and analytical approaches to digital self-photography. Cham: Palgrave Macmillan, 2018. p. 83-94.
ECKEL, J.; RUCHATZ, J.; WIRTH, S. (eds.). Exploring the selfie: historical, theoretical, and analytical approaches to digital self-photography. Cham: Palgrave Macmillan, 2018.
FABRIS, A. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
FONTCUBERTA, J. La furia de las imágenes: notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2016.
FROSH, P. The gestural image: the selfie, photography theory, and kinesthetic sociability. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 9, p. 1607–1628, 2015.
GILBERT, S. The world’s earliest selfies – in pictures. The Guardian, London, 21 jul. 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/5n8yepv4. Acesso em: 2 nov. 2023.
GÓMEZ CRUZ, E.; THORNHAM, H. Selfies beyond self-representation: the (theoretical) f(r)ictions of a practice. Journal of Aesthetics & Culture, Abingdon, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2015.
GUNTHERT, A. The consecration of the selfie: a cultural history. In: ECKEL, J.; RUCHATZ, J.; WIRTH, S. (eds.). Exploring the selfie: historical, theoretical, and analytical approaches to digital self-photography. Cham: Palgrave Macmillan, 2018. p. 27-47.
KOSSOY, B. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
LISSOVSKY, M. Guia prático das fotografias sem pressa. In: HEYNEMANN, C. B.; RAINHO, M. C. T. (eds.). Retratos modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p. 195-207.
LISSOVSKY, M. A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.
LISSOVSKY, M.; JAGUARIBE, B. O visível e os invisíveis: imagem fotográfica e imaginário social. In: JAGUARIBE, B. (ed.). O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007. p. 42-96.
MAIA, R. S. Autorretratos e selfies: historicidades fotográficas como modernidades em crises. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, [s. l.]. Anais […]. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/3dvrpyf9. Acesso em: 5 dez. 2020.
MIRZOEFF, N. How to see the world: an introduction to images, from self-portraits to selfies, maps to movies, and more. New York: Basic Books, 2016.
NUNES, P.; MAIA, R. S. Fotografia selfie em festivais: experiência cultural como dispositivo para a nova imagem urbana. Vista, Braga, n. 3, p. 71-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.21814/vista.3029.
SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 3. ed. Abingdon: Routledge, 2013.
SELFIE. In: Oxford English Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2013. Disponível em: https://tinyurl.com/mpnucc7h. Acesso em: 2 jul. 2024.
SUTTON, D. Photography, cinema, memory: the crystal image of time. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ravena Sena Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.