Doce de série: as aventuras de dona Picucha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.83403Palavras-chave:
Sitcoms, Formato, Tons privilegiadosResumo
O trabalho propõe-se a analisar as especificidades do formato adotado pelo seriado Doce de mãe, em comparação com as normas que presidem o subgênero sitcom, em relação ao tema central e temáticas secundárias privilegiadas, ao seu processo de actorialização e, mais particularmente, ao seu processo de tonalização, ou seja, à combinatória tonal conferida ao sitcom, que com ela interpela os telespectadores e dota de identidade o programa.
Downloads
Referências
DUARTE, Elizabeth Bastos. RBS TV: o tom como identidade. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia Mei Alves de, org. As interações sensíveis: ensaios de sociossemiótica a partir da obra de Eric Landowski. São Paulo: PUC-SP, 2013, p. 569-588.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Sitcoms: novas tendências. In: XVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Anais do XVII Compós (eletrônico). São Paulo: UNIP, 2008.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: novas modalidades de contar as narrativas. Revista Contemporânea, Salvador, UFBA, v. 10, 2012, p. 324-339.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Sitcoms: das relações com o tom. In: SANTOS, Roberto Elísio dos; ROSSETTI, Regina (orgs). Humor e riso na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 147-171.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Sitcoms: novas tendências. Animus. Santa Maria, v. XIII, p. 24-42. 2008.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Sitcoms: entre o lúdico e o série. DeSignis. Barcelona, v. 14, p. 9-14. 2009.
HJELMSLEV, Louis. Ensayos lingüísticos. Madrid: Gedisa, 1972.
JOST, François. Introduction à l’analyse de la télévision. Paris: Ellipses, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Elizabeth Bastos Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.