Cerveja e notícias híbridas: publieditoriais no G1

Autores

  • Pablo Moreno Fernandes Viana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v8i2p97-108

Palavras-chave:

Publieditorial, Consumo, Notícias, Publicidade contemporânea

Resumo

Na contemporaneidade, a publicidade se sofistica, apresentando-se cada vez mais como conteúdo. Uma das formas para isso é hibridizar-se a outros tipos de conteúdo, como o jornalismo. Este artigo analisa publieditoriais, textos publicitários apresentados sob a forma de notícias, veiculados no portal G1 pelo anunciante Empório da Cerveja. Nessas notícias vê-se uma forma de comunicação que utiliza conteúdo jornalístico, com forte influência do jornalismo cultural, e constrói um imaginário de experiência de consumo, sem fazer menções diretas ao anunciante.

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Biografia do Autor

  • Pablo Moreno Fernandes Viana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Universidade de São Paulo

    Doutorando em ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil, e professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil. Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Cerveja e notícias híbridas: publieditoriais no G1. Signos do Consumo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 97–108, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v8i2p97-108. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/122104.. Acesso em: 17 dez. 2024.