O racismo brasileiro ou... quando o protagonista não é branco
a narrativa publicitária em “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p73-83Palavras-chave:
Narrativa Publicitária, Racismo, Consumo, IdentidadeResumo
Este texto pretende analisar a narrativa da marca O Boticário no filme publicitário “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. Observamos sua capacidade, como narrativa, de mobilizar públicos e suscitar discussões a partir da representação de uma família afrocentrada na publicidade. Nossa proposta é refletir sobre como um elemento não verbalizado (a família afrocentrada) fez emergir o racismo brasileiro no momento em que uma parcela de sujeitos passou a desaprovar a marca por não utilizar o personagem branco, historicamente protagonista das representações midiáticas.
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Publicado
2018-12-20
Edição
Seção
Artigos
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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; BELMIRO, Dalila Maria Musa. O racismo brasileiro ou... quando o protagonista não é branco: a narrativa publicitária em “Nesse dia dos pais, dê O Boticário”. Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 73–83, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p73-83. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150758.. Acesso em: 13 mar. 2025.