A memória em ação: breves considerações sobre os conceitos de memória e identidade na obra de Joël Candau
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e193209Palavras-chave:
Memória, Identidade, HistóriaResumo
Memória e identidade, de Joël Candau, é um livro que ao mesmo tempo empreende um estado da arte dos conceitos referidos no título e propõe novas interpretações e leituras pelo viés antropológico. Dessa maneira, nesta resenha buscamos identificar as formas como essas duas categorias fundamentais para as Ciências Humanas e Sociais são construídas e fundamentadas pelo autor. Por esse motivo, optamos por expor os principais argumentos do livro e explorar os meandros de sua construção teórica e metodológica. Por fim, também propomos um breve debate sobre as relações entre memória, identidade e história, questão de fundamental importância, uma vez que demonstra como o passado pode ser mobilizado e manipulado para diversos fins, seja para fomentar identidades ou fundamentar práticas políticas.
Downloads
Referências
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução de Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2018.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Thales Reis Alecrim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.