Narrativas e biografia no corpo: tatuagem e o consumo de literatura, as novas performances no cotidiano

Autores

  • Maria Angela Pavan Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Fabiano Annibal Universidade Estadual Paulista, Assis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198413

Palavras-chave:

Produção de sentido, Circulação das mídias, Consumo de literatura, Tatuagem

Resumo

Esta pesquisa busca possibilidades de compreensão dos sujeitos consumidores de literatura, por meio de tatuagens temáticas em seus corpos e, com isso, conhecer mais seus afetos diante das interações sociais em suas histórias de vida cotidiana. Iniciaremos essa reflexão a partir da compreensão das relações entre literatura, identidade e escolha da tatuagem (imagens e textos), bem como da relação dos conteúdos da pesquisa com a cultura. Como metodologia, utilizaremos a narrativa pessoal e biografia para desvendar os vínculos constitutivos entre literatura e consumo de literatura; também mobilizaremos as contribuições de Sodré, Rancière, Perez e Trindade, dentre outros. Como resultados, buscaremos o que leva esses indivíduos a escolherem autores e textos da literatura para serem temas de tatuagem, pois sabemos que o que permanece com o tempo são as imagens e sons do tempo vivido. A literatura é produção cultural e, ao tatuar, os sujeitos consumidores da literatura já passaram por todas as etapas da mediação cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Angela Pavan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Comunicação e Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/PPGEM/UFRN), pós-doutorado.

  • Sérgio Fabiano Annibal, Universidade Estadual Paulista, Assis

    Professor do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp, pós-doutorado.

Referências

AGIER, Michel. Encontros Etnográficos: interação, contexto, comparação. São Paulo: Editora

da Unesp, 2015.

ALBUQUERQUE, Elizabeth Maciel. Avaliação da técnica de amostragem respondent-driven sampling na estimação de prevalências de doenças transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2009.

APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias. Lisboa: Teorema, 2004.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 197-221.

BOUGNOUX, Daniel. Introdução às ciências da comunicação. Bauru: Edusc, 1999.

BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI

JUNIOR, Jedes; JACKS, Nilda (orgs.). Mediação & midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012.

CANEVACCI, Massimo. Culturas extremas, mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador – conversações com Jean

Lebrun. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

HENLEY, Paul. Modes of testimony in ethnographic film. Vivência: Revista de Antropologia, Natal, v. 1, n. 50, p. 13-26, 2017.

LE BRETON, David. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus, 2003.

MILLER, Daniel. Notas sobre a pandemia: como conduzir uma etnografia durante o isolamento social. Tradução: Camila Balsa e Juliane Bazzo. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (20 min). Disponível em: https://bit.ly/3b17voK. Acesso em: 30 set. 2020.

PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade. Revista MATRIZes, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 109-126, 2019.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira. Variações sobre a técnica de gravação no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

ROSA, Guimarães. Uma carta de Guimarães Rosa com os segredos de Sagarana.

Vermelho: A esquerda bem informada, Brasília, DF, 29 jan. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3NZsFSJ. Acesso em: 12 jan. 2021.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2006.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: filosofia dos corpos misturados. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.

WOLFART, Graziela. A interação humana atravessada pela midiatização. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, v. 289, p. 5-8, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3bCjqtf. Acesso em: 1 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

PAVAN, Maria Angela; ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Narrativas e biografia no corpo: tatuagem e o consumo de literatura, as novas performances no cotidiano. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e198413, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198413. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198413.. Acesso em: 21 nov. 2024.