Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179Palavras-chave:
tatuagem, consumo, comunicação, identidade e culturaResumo
Jack Daniel’s, Salvador Dali e Jack Nicholson, Alex DeLarge do filme Laranja Mecânica e Night Elf do jogo virtual War of Craft. Todos esses elementos tem mais em comum do que o tocante a mídia visual e audiovisual, são as tatuagens dos entrevistados da pesquisa “Memória da pele e histórias de consumo: marcas e produtos tatuados no corpo” da UFRN, que resultou no vídeo-documentário“Pela Pele: Technicolor em gotas . Todos são potiguares (nascidos em Natal/RN) por nascimento ou por adoção e trazem no corpo o sinal do afeto com sua identificação. Este artigo pretende fazer uma reflexão do processo de construção do vídeo documentário e análise das entrevistas transcritas, com vistas ao entendimento identitário instaurado nas tatuagens. Iniciamos com uma abordagem teórica sobre as definições e conceituações de identidade em Hall (2000), Breton (2009) e Maffesoli (2000). Refletimos a partir de Canevacci (2008 – 2010) Appadurai (2004) os estudos dos fenômenos comunicação e cultura e de mediação sígnica do consumo por meio de suas marcas na vida afetiva das pessoas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-12-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
PAVAN, Maria Angela; MARTINS, Denise Leal. Pela pele: histórias de afetividades, comunicação e memória na pele em Natal/RN. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 165–179, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i2p165-179. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/50871.. Acesso em: 17 dez. 2024.