Da propaganda à “publicidade” política: a ideia de consumo e descarte na campanha eleitoral de Haddad
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i2p214-224Palavras-chave:
eleição 2012, Fernando Haddad, marketing político, discurso publicitário, consumoResumo
O presente texto tem por objetivo observar semelhanças entre os slogans de posicionamento das campanhas do candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), em 2012, e os da Ford, na promoção da marca em 2006 e lançamento do novo Fiesta em 2007, e a análise do consumo observada pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky (1996, 2005, 2007). O que se busca analisar aqui é a identificação da propaganda política com os discursos publicitários no desencadeamento do efeito cíclico entre desejo, consumo e posterior “descarte” do político.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-12-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.
Como Citar
PASQUALINI, Diógenes José. Da propaganda à “publicidade” política: a ideia de consumo e descarte na campanha eleitoral de Haddad. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 214–224, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i2p214-224. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/76361.. Acesso em: 21 nov. 2024.