Cancelamento: em busca de uma definição sociocultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224647

Palavras-chave:

Cultura do cancelamento, Estudos culturais, Consumo

Resumo

A partir da popularização do debate em torno da “cultura do cancelamento” nas ambiências digitais e nos espaços da mídia tradicional, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre a dimensão “cultural” do cancelamento. Nos interrogamos se as ações que caracterizam um “cancelamento”, em conjunto, podem caracterizar de fato uma “cultura”. Para tanto, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, apresentamos algumas conceituações e reflexões recentes sobre “cultura do cancelamento” para, em seguida, avaliarmos este objeto desde uma abordagem sociocultural. Concluímos que o cancelamento não possui espessura suficiente para ser nomeado enquanto “cultura”, mas sim como uma prática cultural caracterizada por táticas de resistência e negociação. 

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Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Silva de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS e Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade.

  • Guilherme Barbacovi Libardi, Universidade Federal de São Carlos

    Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Sul.

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Publicado

2024-09-27

Como Citar

CASTRO, Luiz; LIBARDI, Guilherme. Cancelamento: em busca de uma definição sociocultural. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e224647, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224647. Disponível em: https://periodicos.usp.br/signosdoconsumo/article/view/224647.. Acesso em: 21 nov. 2024.