Ordem e desordem em "Fora da ordem"
Palavras-chave:
Caetano Veloso, semiótica, melodia, letra, música.Resumo
Este trabalho pretendeu demonstrar que o sentido formulado com os recursos da canção popular provém simultaneamente de suas faces lingüística e melódica. A partir da análise da composição “Fora da Ordem”, de Caetano Veloso, verificou-se que tanto as situações de precipitação e atropelo quanto os sinais de um certo arranjo natural dos conteúdos expressos pela letra migram para o setor melódico da canção, onde recebem um reforço dos tratamentos entoativo e musical. Em outros termos, este artigo sugere que, por meio de técnicas particulares de organização, letra e melodia revezam-se para garantir à canção o seu sentido homogêneo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2003-12-08
Edição
Seção
Ensaios
Licença
O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à revista Teresa.
Como Citar
Lopes, I. C., & Tatit, L. (2003). Ordem e desordem em "Fora da ordem". Teresa, 4-5, 86-107. https://periodicos.usp.br/teresa/article/view/116366