O léxico da série Law and Order: uma análise inicial baseada em corpus paralelo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v25i0p169-197Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Terminologia, Vocabulário específico, Tradução, Formação de Tradutores.Resumo
O objetivo deste trabalho foi examinar legendas do seriado Law and Order e suas spinoffs, com o intuito de explorar seu potencial terminológico e terminográfico. A principal hipótese é a de que a autenticidade da linguagem usada pelos personagens da série pode constituir um corpus rico tanto em especificidades jurídicas quanto em linguajar policial. Os pressupostos teóricos adotados foram a noção de legendas como corpora de ficção para extração de terminologia (FROMM 2011), a existência de termos emprestados de áreas de especialidade que conferem maior realidade às séries de ficção (FROMM 2011) e a elaboração de vocabulário de especialidade via Linguística de Corpus (FROMM 2007). Um corpus paralelo contendo legendas de 396 episódios em inglês americano e suas respectivas traduções para o português brasileiro foi estudado por meio do programa de análise lexical Wordsmith Tools 5.0 (SCOTT 2010). O estudo possibilitou a identificação da linguagem de especialidade jurídico-policial, a emergência do campo semântico Crimes e a verificação de equivalências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Regina R. O. Murad

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).