Alterity, Orientalism, and Silencing in Heart of Darkness and Apocalypse Now
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v44p119-137Keywords:
Joseph Conrad's Heart of Darkness, Francis Ford Coppola's Apocalypse Now, Colonialism, Identity, AdaptationAbstract
This article analyzes the novel by the British author Joseph Conrad, entitled Heart of Darkness (2011, bilingual edition), and its film adaptation, Apocalypse Now (1979), directed by Francis Ford Coppola, in order to verify how the colonized (or the ‘Other’) is represented in both literary and cinematic media. Therefore, post-colonial studies on identity, alterity (Bhabha 1991) and Orientalism (Said 2007) were considered, as well as the assumptions of Diniz (2005) and Hattnher (2010) on Adaptation.
Downloads
References
ACHEBE, Chinua. An Image of Africa: Racism in Conrad's Heart of Darkness. The Norton Anthology of Theory and Criticism. Ed. Vincent B. Leitch. New York: Norton, 2001, p. 1783-1794.
BHABHA, Homi K. A Questão do “Outro”: Diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. In Pós-Modernismo e política (Rocco, 2. ed.) Tradução Francisco Caetano Lopes Júnior, 1991.
BONNICI, Thomas. O pós- colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem, 2004.
CONRAD, Joseph. O Coração das Trevas. Edição Bilíngue. São Paulo: Landmark, 2011.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e Cinema. Tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005.
HATTNHER, Alvaro Luiz. Quem mexeu no meu texto? Observações sobre Literatura e sua adaptação para outros suportes textuais. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 16, p. 145-155, 2010.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschner. São Paulo: Editora 34, 1999, v. 1.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschner. São Paulo: Editora 34, 1999, v. 2.
MUNAGA, Kabengele. “África: trinta anos de processo de independência”, Revista da USP, n.18, fev./ago. 1993.
SAID, Edward W. Culture and Imperialism. New York: Vintage Books, 1994.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. 3a ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Aline Scarmen Uchida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).