A Blancanieves Andaluza de Pablo Berger: Tradução e Intermidialidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p234-251Parole chiave:
Estudos da tradução, Intermedialidade, Cinema espanhol, Flamenco, Tradição oralAbstract
Em 2012, Schneewittchen – ou Branca de Neve, como a conhecemos em português –, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm (1812), ganha mais uma releitura. O filme Blancanieves, do diretor Pablo Berger, é inspirado no conto (mais especificamente, Märchen) recolhido da tradição oral pelos filólogos alemães. A proposta deste artigo é, partir de duas traduções para o português do Brasil, a saber, a de Tatiana Belinky (2013) e a de Christine Röhrig (2014), examinar as relações intermidiáticas entre as obras literária e cinematográfica à luz dos estudos de Irina Rajewsky (2012) e Claus Clüver (2011), principalmente, no que se refere à caracterização da personagem principal, Branca de Neve, de seus pais, do lugar e da época onde ocorre a ação tanto do conto quanto do filme. Na produção de Berger, personagens, espaço e tempo contidos na obra dos Grimm são evidentemente ressignificados a partir de elementos do flamenco e das touradas, associados à cultura tradicional cigana presente, por sua vez, na tradição popular do sul da Espanha. A presença desses elementos faz com que a obra dialogue com outras produções bastante conhecidas sobre tais temáticas e os estereótipos que se perpetuam em relação a elas tanto na Espanha quanto fora dela ao longo de séculos. Analiso como ocorre o processo de ressignificação e de que modo ela discute ou não conceitos e preconceitos sobre elementos populares e tradicionais muito associados ao que se costuma entender por ‘cultura espanhola’, principalmente a partir do apoio teórico de Rafael Jover (2007), Francisco Aix Gracia (2002) e Gerhard Steingresse (2002).
Downloads
Riferimenti bibliografici
AIX GRACIA, F. El arte flamenco como campo de producción cultural. Aproximaciones a sus aspectos sociales. Anduli - Revista Andaluza de Ciencias Sociales. n. 1, 2002, p. 109-125.
BLANCANIEVES. Direção: Pablo Berger. Produção: Ibon Cornenzana, Jérôme Vidal e Pablo Berger. Intérpretes: Maribel Verdú, Daniel Gimenéz Cacho, Pere Ponce, José María Pou, Inma Cuesta, Ángela Molina, Sofía Oria, Macarena García. Roteiro: Pablo Berger. Arcadia Motion Picture, 2012, 1 DVD (aprox. 104 min.), mudo, P&B. Distribuidor: Imovision, 2013.
CLÜVER, C. Intermidialidade. Aletria. Revista de Estudos de Literatura. Belo Horizonte: UFMG, v. 1, n. 2, p.3-23. nov. 2011.
CORREA NAVARRETE, T. Religiosidad y moral en el mundo gitano, 2016. https://silo.tips/download/religiosidad-y-moral-en-el-mundo-gitano. Acesso em: 15.01.2021.
JOVER OLIVER, R. Andalucía desde Berlín: Carmen la de Triana. Frame: Revista de cine de la Biblioteca de la Facultad de Comunicación, n. 1, 2007, p. 162-177.
GRIMM, J.; GRIMM, W. Branca de Neve. Tradução Tatiana Belinky. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.
GRIMM, J.; GRIMM, W. “Branca de Neve”. In: GRIMM, J.; GRIMM, W. Contos maravilhosos, infantis e domésticos. Tradução Cristine Röhrig. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2014, p. 634-740.
RAJEWSKY, I. Intermidialidade, Intertextualidade e “Remediação”. Uma Perspectiva Literária sobre a Intermidialidade. Tradução Thaïs F.N. Diniz e Eliana L. L. Reis. In: DINIZ, Thaïs F. N (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte Editora da UFMG, 2012, p. 15-45.
STEINGRESSE, G. El flamenco como patrimonio cultural o una construcción artificial más de la identidad andaluza. Anduli - Revista Andaluza de Ciencias Sociales. n. 1, 2002, p. 43-64.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Roseli Barros Cunha

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).