Frankenstein: das páginas do romance para às telas de cinema
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p337-360Parole chiave:
Estudos da adaptação, Frankenstein, Mary Shelley, Intertextualidade, James Whale, Victor FrankensteinAbstract
O presente estudo aborda a intertextualidade entre o texto literário Frankenstein, ou O Prometeu Moderno (Shelley 2017), o filme adaptado de tal texto (Whale 1931) e o filme Victor Frankenstein (McGuigan 2015). Objetivamos destacar as possíveis áreas de convergência e divergência de significado entre o texto original literário e filmes adaptados a partir dele. Adotamos os conceitos de responsabilidade (Ruiz 2009) e o imaginário (Araújo 2014), nas teorias de linguagem (Costa 2002; Spica 2015) e na trajetória da Criatura (Lucas 2017). Além disso, nos baseamos nas teorias de adaptação de Hutcheon (2006), comparando-as com visões semióticas entre livros e filmes (Jeha 2004) e na transformação crítica (Wesonga 2017). Observamos que o leitor da obra literária poderá compreender melhor e interagir com significados alternativos que os filmes criam de textos literários.
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